Turra participou de reuniões na Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, nessa segunda e terça, dias 4 e 5, com os representantes das áreas de saúde e proteção ao consumidor, defesa comercial e agricultura e desenvolvimento rural do grupo. O brasileiro disse que eles receberam “muito bem” a posição conjunta do Mercosul e deverão dar apoio aos negociadores dos países do bloco nas futuras conversações.
? Passamos a seguinte mensagem para eles: enquanto a União Europeia, às vezes, não nos trata com muito cuidado, temos outros mercados nos tratando com a devida atenção, como é o caso dos asiáticos ? disse Turra.
O executivo também dirige a Coordenadoria das Indústrias Avícolas do Mercosul (Ciam). A proposta de consenso entre os blocos será entregue ao Ministério das Relações Exteriores pela Ubabef.
Um dos temas negociados é o incremento da cota de exportações do Mercosul à União Europeia. Os avicultores pedem o aumento das vendas ao bloco europeu para 750 mil toneladas sem tarifa, com possibilidade de aumento de 100 mil toneladas/ano nos dois anos seguintes.
Segundo Turra, a cota oferecida atualmente aos quatro países soma mais de 500 mil toneladas anuais, e abrange também tarifas extra-cota.
? Os números ainda estão sendo discutidos e serão inseridos na proposta. Mas o mais importante é que, enfim, vamos ter aumento significativo nas cotas a serem exportadas do Mercosul ao bloco econômico ? afirmou.