Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor avícola do Mercosul finaliza proposta para negociação com a União Europeia

Presidente da Ubabef, Francisco Turra, esteve na Bélgica para conversar com representantes do bloco europeuO setor avícola do Mercosul finaliza uma proposta para as negociações do tratado de livre comércio com a União Europeia, de acordo com o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

Turra participou de reuniões na Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, nessa segunda e terça, dias 4 e 5, com os representantes das áreas de saúde e proteção ao consumidor, defesa comercial e agricultura e desenvolvimento rural do grupo. O brasileiro disse que eles receberam “muito bem” a posição conjunta do Mercosul e deverão dar apoio aos negociadores dos países do bloco nas futuras conversações.

? Passamos a seguinte mensagem para eles: enquanto a União Europeia, às vezes, não nos trata com muito cuidado, temos outros mercados nos tratando com a devida atenção, como é o caso dos asiáticos ? disse Turra.

O executivo também dirige a Coordenadoria das Indústrias Avícolas do Mercosul (Ciam). A proposta de consenso entre os blocos será entregue ao Ministério das Relações Exteriores pela Ubabef.

Um dos temas negociados é o incremento da cota de exportações do Mercosul à União Europeia. Os avicultores pedem o aumento das vendas ao bloco europeu para 750 mil toneladas sem tarifa, com possibilidade de aumento de 100 mil toneladas/ano nos dois anos seguintes.

Segundo Turra, a cota oferecida atualmente aos quatro países soma mais de 500 mil toneladas anuais, e abrange também tarifas extra-cota.

? Os números ainda estão sendo discutidos e serão inseridos na proposta. Mas o mais importante é que, enfim, vamos ter aumento significativo nas cotas a serem exportadas do Mercosul ao bloco econômico ? afirmou.

Sair da versão mobile