O Encafé visa informar os empresários e seus profissionais para trabalhar o desenvolvimento ou reposicionamento de produtos, criação de novas táticas mercadológicas e de estratégias que assegurem o crescimento do mercado.
Participam do evento o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), de autoridades do Ministério da Agricultura, além de exportadores, produtores e cooperativas.
O tema foi escolhido em função da mudança na demanda de produtos em geral e também no café, definiu o presidente da Abic, Almir José da Silva Filho. Como exemplo, Almir cita o consumo de café fora do lar – em cafeterias ou escritórios, hospitais, universidades e lojas – estimado em 30% do mercado e com grande potencial de crescimento.
Os novos hábitos dos consumidores também abrem oportunidades comerciais, como a compra de máquinas para consumo de café em casa, o uso de café em sachê (dose única), a procura por cafés de maior qualidade e por embalagens mais atraentes e diferenciadas.
O encontro dará palestras sobre os novos canais de comercialização, como a venda direta ao consumidor; a importância do café no setor de food-service e o perfil dos novos consumidores. Será também apresentada a pesquisa Tendências de Consumo de Café – 2008, que norteia as ações do setor, além da mesa-redonda sobre o novo Regulamento Técnico para Café Torrado e Moído, que o Ministério da Agricultura deverá publicar até o final do ano. Paralelamente ao evento acontecerá a sexta edição da Feira de Máquinas, Produtos e Serviços destinados ao setor.