Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor de florestas plantadas pede medidas de estímulo para novos investimentos

Representantes da área afirmam que a burocracia tem afastado os investidoresRepresentantes do setor de florestas plantadas buscam apoio do governo federal para continuar crescendo. Eles afirmam que a burocracia tem afastado os investidores. O setor pede medidas de estímulo para novos investimentos, redução de custos através da isenção de Pis, Cofins e do seguro rural.

– A gente vem trabalhando forte no governo. O setor de floresta plantada vem ganhando uma importância, não só nacional, nos últimos anos. O fato de estarmos em Brasília para acompanhar as coisas faz uma diferença muito grande – destaca o diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Luiz Cornacchioni.

O Brasil possui mais de seis milhões de hectares de florestas plantadas. O setor cresce, em média, 2,5% ao ano. Há mais de R$ 40 bilhões que poderiam ser investidos, mas estão parados devido à burocracia.

– Hoje você tem instabilidades jurídicas que comprometem o setor. Então, nós temos trabalhado muito. Não é só uma questão de burocracia, mas de você ter leis provisórias que te deem todo o respaldo – acrescenta Cornacchioni.

Quanto à qualidade da madeira, o Brasil é campeão. Chile e Uruguai, que são os principais concorrentes, estão bem atrás, mas conseguem competir porque possuem custos de produção inferiores.

– Quando você fala da parte florestal, o Brasil é campeão em produtividade e produz com altíssima qualidade. A produção de celulose de fibra curta, que é o eucalipto, e a celulose brasileira são respeitadas no país inteiro – diz o diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira.

Apesar de estar bem posicionado no mercado internacional, a presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel, Elizabeth de Carvalhaes, afirma que as exportações devem se manter no mesmo patamar do ano passado.

– A exportação está mantendo os mesmos números do ano passado com muito sacrifício. A crise econômica mundial tem atrapalhado um pouco, a União Europeia é nosso principal mercado. Todo o nosso talento é para o mercado externo – destacou Elizabeth.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile