Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor lácteo traça novos caminhos na Agrotecnoleite

Feira que abre nesta quarta em Passo Fundo (RS) debate aumento da demanda na produção de leitePor três dias, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, assume o papel de capital leiteira do país e vai ditar os rumos da cadeia produtiva do leite. Começa nesta quarta, dia 30, no Centro de Eventos de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo, a terceira edição da Agrotecnoleite.

A feira vai mostrar ao público novidades tecnológicas para um dos setores mais promissores da economia gaúcha.

Em 25 hectares, produtores e empresários do segmento terão a oportunidade de conhecer de perto as inovações da indústria para a produção leiteira. Serão 80 expositores mostrando o que de mais moderno há no mercado lácteo do país. Além da exposição, palestras sobre o mercado leiteiro discutirão os rumos do setor durante os dias de feira.

Para o coordenador técnico do evento, professor universitário e veterinário Carlos Bondan, o aumento da demanda da produção de leite está abrindo oportunidades para os pecuaristas. A saída, portanto, é aproveitar o momento e investir em melhorias na propriedade rural.

?Temos de aprender a produzir leite com menor custo. Se conseguirmos diminuir os gastos no campo conseguiremos ganhar mais pelo produto comercializado e não dependeremos tanto do mercado para lucrar ? disse.

Para isso, os pecuaristas devem apostar no aumento da produtividade. A utilização de técnicas de manejo mais adequadas seria uma das alternativas.

Importantes cooperativas como a Cotrijal, de Não-Me-Toque, fomentam a atividade entre seus cooperados e apoiam a Agrotecnoleite.

?Temos de mudar a cultura do agricultor para com o leite. Ele tem que deixar de tratar o produto como o algo mais na propriedade para tratar como um negócio. Tem de ter metas de produção e passar a pensar não em quantos litros pode-se produzir com uma vaca, mas também quantos litros pode-se obter por hectare ? explica João Chaise, gerente da unidade de produção animal da Cotrijal.

A Agrotecnoleite abre nesta quarta, às 10h, no Auditório Principal da UPF, e prossegue até sexta-feira. A entrada é gratuita.

Sair da versão mobile