Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor de orgânicos avança com incentivos

Espécie de “manual” com informações sobre tecnologias adequadas ao cultivo de alimentos é lançado pelo Mapa

Nesta terça-feira, dia 22, tecnologias adequadas para cultivar alimentos orgânicos foram reunidas em um documento lançando pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Fichas Agroecológicas:  Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica.

A espécie de “manual” teve cinco mil exemplares distribuídos a núcleos de agroecologia, universidades e a projetos de extensão; com informações de manejo do solo, de preparo de insumos para controle sanitário animal e vegetal, de manejo das plantas espontâneas e de adubação verde, entre outras práticas.

O conteúdo, segundo a chefe de Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica do ministério, Virgínia Lira, é resumido em linguagem simples, de fácil compreensão, que visa “socializar o conhecimento da agroecologia com produtores e técnicos e estimular a construção e a divulgação de novas tecnologias.”

Atualmente, o ministério conta com Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nas unidades da Federação, que coordenam ações de fomento à agricultura orgânica, sugerem adequação das normas de produção e de controle da qualidade, ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o setor. São formadas por 578 entidades públicas e privadas.

O segmento tem crescido substancialmente nos últimos anos. Segundo o Mapa, em 2013, havia 6.700 unidades de produção orgânica, hoje são 15.663 unidades. 

Sair da versão mobile