O Show Rural Coopavel, evento que destaca tecnologias, soluções para lavoura e máquinas agrícolas, também se tornou palco para importantes anúncios de entidades financeiras sobre aporte de crédito rural no Paraná. Com cerca de 300 mil visitantes esperados no parque em Cascavel, oeste do Paraná, a busca por inovações e novidades é intensa.
Produtores como João, que cultiva soja no Paraguai, marcam presença em busca de defensivos para combater pragas e doenças. O controle de plantas daninhas e a compreensão de novas tecnologias, como fungicidas e inseticidas, estão entre as prioridades dos visitantes.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Diante dos desafios e investimentos nas lavouras de grãos, o crédito rural se destaca como uma ferramenta essencial. A maior cooperativa de crédito do Paraná anunciou um aporte significativo de R$ 8 bilhões, abrangendo diversas modalidades, desde financiamento para máquinas agrícolas até investimentos em produção de proteína animal e energia fotovoltaica.
Nos seis primeiros meses do Plano Safra, o volume de crédito contratado já é 16% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 250 bilhões de desembolsos. O crédito tem sido fundamental para viabilizar culturas como a silagem, e agora os produtores aguardam os resultados da safra de soja.
Apesar do volume expressivo, a preocupação reside nos juros elevados, tornando o crédito rural oneroso para os produtores. O custo do dinheiro é apontado como um desafio maior do que o próprio volume de recursos disponíveis. A aposta nesta edição do Show Rural Coopavel envolve a oferta de taxas mais atrativas e exclusivas para o evento, visando proporcionar condições mais acessíveis aos produtores.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.