Imagine aquela comida que você mais gosta ou um prato que só ouviu falar. Pode ser a massa que experimentou uma vez e nunca mais encontrou, e aquele queijo com um sabor incomparável. No Sial 2008 é possível encontrar de tudo: os alimentos mais raros e as bebidas mais saborosas. E quando você pensa que já viu muito, vem a surpresa: mortadelas gigantes fabricadas na Itália.
O representante explica que são mortadelas de pura carne suína. A empresa é uma das maiores do setor, especializada em mortadelas gigantes, e tem seu produto no Guinness Book – o livro dos recordes – , desde 1996, com uma mortadela de 2,68 mil quilos, mais de 7,5 metros de comprimento e 2,40 metros de circunferência.
A caminhada pelos estandes continua e revela novas descobertas: dezenas de sabores de sorvetes. Basta olhar e os expositores já dão atenção. Sorvete francês, com sabor de tomate (esse parece ficar melhor na comida)…
As opções são para todos os gostos, mas se existiu um lugar realmente aprovado no salão, foi o Espaço Gourmet. Durante cinco dias, um autêntico chefe de cozinha francês comandou uma equipe que preparou centenas de pratos por dia. Os ingredientes eram produtos das empresas brasileiras que participam da feira, com o desafio de dosar o que de melhor existe nas cozinhas dos dois países.
A experiência por este universo deixa qualquer um com água na boca, mas é antes de tudo um aprendizado que mostra o tamanho do universo gastronômico.