Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Siderúrgicas europeias criticam Vale por preços do minério de ferro

Eurofer pediu investigação sobre formação de cartel entre mineradora brasileira, Rio Tinto e BHP BillitonA troca de farpas entre a indústria siderúrgica europeia e a Vale vem esquentando. Nessa terça, dia 6, os europeus subiram o tom das críticas aos preços fixados pela brasileira, se disseram "surpreendidos" com o comportamento da Vale e alertaram que países consumidores desenvolvem estratégias para reduzir a dependência do minério de ferro das grandes mineradoras.

? No médio a longo prazo, esse domínio não existirá ? afirmou Gordon Moffat, diretor-geral da poderosa Eurofer, que reúne as siderúrgicas europeias.

Em entrevista, Moffat acusou a Vale, a Rio Tinto e a BHP Billiton de estarem “ditando” os preços. Mas disse que a indústria europeia não ficará de braços cruzados vendo essa “ditadura continuar”. Hoje, as três controlam 70% do mercado mundial de minério de ferro, o que levou a Eurofer a pedir uma investigação sobre formação de cartel.

Em resposta, a Vale pediu que a Comissão Europeia investigue as siderúrgicas europeias por concorrência desleal. Conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo, a Vale acusa os europeus de agir de maneira orquestrada e ilegal nas negociações para reajuste do preço do minério de ferro. De acordo com a mineradora, as siderúrgicas também estariam alimentando, pela Eurofer, uma “forte campanha na mídia” contra as mineradoras.

“Em razão das circunstâncias, achamos que a Comissão deveria investigar a situação”, diz o documento entregue à Comissão Europeia.

? Vamos olhar a posição de todas as partes ? disse Amália Torres, porta-voz da UE para temas de concorrência e assessora do comissário Joaquin Almunia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sair da versão mobile