O evento tem o objetivo de mostrar aspectos atuais da segurança química e microbiológica da alimentação humana em todo o mundo. O simpósio se destina aos profissionais de empresas de alimentação, instituições de pesquisa e órgãos públicos encarregados da normatização e fiscalização do setor.
As consequências do aquecimento global na ecologia microbiana e na inocuidade dos alimentos serão objeto da palestra da pesquisadora Lee-Ann Jaykus, da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos).
O outro tema de destaque é a diferença entre alergia e intolerância a alimentos, que será abordado pela médica Suzanne Teuber, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos). Também será debatida a resolução da Anvisa que estabelece os padrões microbiológicos sanitários para alimentos no Brasil.
Outros temas em discussão no simpósio se referem à presença de metais pesados, resíduos de medicamentos veterinários e de pesticidas nos alimentos e aos riscos de contaminação no processamento de alimentos. Serão discutidas também situações em que empresas alimentícias têm de fazer bloqueio de alimentos (recall), com a apresentação de um estudo de caso.
Mais informações: www.abrappa.org.br