Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Simpósio da Soja alerta para danos causados por lagartas

Pragas podem consumir folhagens ou danificar vagens e grãosO pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávila, alerta para o problema das lagartas na cultura da soja. Elas podem consumir a folhagem ou danificar as vagens e os grãos. O tipo de dano e a sua intensidade dependem da espécie considerada. A falsa-medideira causa desfolha, enquanto que a Helicoverpa armigera afeta principalmente as partes reprodutivas das plantas, como vagens e grãos. Entre os prejuízos há grande perda de produtividade.

– As medidas de controle devem seguir o enfoque do manejo integrado de pragas, utilizando táticas biológicas, culturais e o controle químico. O manejo de lagartas começa na dessecação da cultura e persiste até a fase reprodutiva da cultura – explica Ávila.

Se não forem tomadas medidas de controle contra essas lagartas, o pesquisador explica que as perdas de produtividade serão inevitáveis

– O monitoramento e o controle desse grupo de pragas são de extrema importância – enfatiza o pesquisador.

Crébio Ávila é um dos palestrantes do 11° Simpósio da Soja na Câmara Municipal de Naviraí (MS) e vai falar sobre o manejo de lagartas de difícil controle na soja, O evento será realizado no dia 4 de setembro e é promovido pela Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul). Serão abordados temas como manejo do solo, análise de previsões climáticas e tendências para a safra 2013/2014. O objetivo do evento é realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região.
 
 A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da Copasul.

Sair da versão mobile