Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Simulação do CAR é novidade da Caravana Soja Brasil em Mato Grosso

Senar-MT disponibilizará computadores para os produtores simularem o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural

Entre as novidades da Caravana Soja Brasil em Mato Grosso, a maior desta safra, está uma oficina oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-MT) em que o produtor rural pode simular o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além da simulação, haverá palestra sobre o tema.

– É um preenchimento mais complexo (do CAR em Mato Grosso), justamente por essa questão de envolver três biomas (Cerrado, Pantanal e Amazônia). Todo produtor precisa estar adequado – salienta o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

Outro ponto destacado por Mattosinho é o lançamento da qualificação profissional para agricultura de precisão, projeto do Senar estadual para capacitar mão-de-obra para operar os equipamentos e executar as técnicas deste tipo de manejo.

– O futuro é esse, é o que o produtor precisa. Ela reduz o impacto ambiental e melhora a produtividade. A agricultura de precisão caiu em certo descrédito porque, muitas vezes, não tinha mão-de-obra adequada para operar os equipamentos. O objetivo é qualificar essa mão-de-obra – explica.

A Caravana Soja Brasil inicia suas atividades na próxima segunda, dia 24. O primeiro evento será o Fórum Soja Brasil: Manejo de resistência de fungicidas – Vazio sanitário x Ferrugem asiática, que será realizado no auditório do Sindicato Rural de Primavera do Leste. Evento que terá transmissão do Canal Rural e do C2 Rural às 20h (Horário de Brasília).

– O objetivo, tanto da Caravana quanto do Fórum, é provocar discussões e procurar uma resposta rápida. A principal questão deste momento é, também, o impacto que o atraso no plantio vai gerar, especialmente na produção do milho safrinha – comenta Tiago Mattosinho.

Após o evento em Primavera do Leste, o auditório móvel do Canal Rural segue viagem a Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Serão 1.370 km rodados em 14 dias de viagem.

– Nas duas etapas (novembro a dezembro e, depois, janeiro), vamos contemplar as quatro regiões produtoras do Estado. Agora vamos pelo eixo da BR-163, na região médio-norte e oeste. Em janeiro, vamos para o leste e o sul. São de 25 a 30 cidades produtoras e a Caravana passará em 20 – completa o superintendente do Senar-MT.

Clique aqui e veja programação completa da Caravana Soja Brasil.

Veja o trajeto:

Sair da versão mobile