Sistema biométrico vai atrasar apuração em Colorado do Oeste

Demora na identificação faz identificação de eleitores seja mais lentaA votação pelo sistema biométrico em Colorado do Oeste, em Rondônia, vai atrasar a apuração. O motivo é a demora na identificação das impressões digitais de algumas pessoas. Isso faz com que seja preciso captar as digitais de outros dedos. Só depois a urna é liberada para votação.

O Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia distribuiu 37 urnas biométricas em sete locais em área urbana e outros cinco em zonas rurais do município. Em seções eleitorais com maior número de eleitores cadastrados, a demora é maior.

Isso acontece nas seções 10, 15, 20 e 32, que funcionam em uma mesma sala da Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, no centro da cidade. Ali, há 411 eleitores cadastrados. O excesso de eleitores em um mesmo local, somado às dificuldades do novo sistema, provocaram filas de dezenas de eleitores. A média de espera nessas seções foi de três horas e meia por eleitor. Mas, em outras seções, como as de número 21 e 35, não havia nem fila.

De acordo com Izael Pereira Mota, secretário do TRE, a identificação pelas marcas dos dedos ocorreu com todos os eleitores que compareceram. Houve demora, mas não aconteceram falhas no sistema.

A votação pelo sistema biométrico funciona assim: o cadastramento das impressões digitais de todos os dedos das mão, foi realizado no município em março deste ano. Somente quem se cadastrou pode votar neste domingo. O eleitor apresenta o título, recebe do mesário um comprovante de voto e coloca o dedo no equipamento decodificador de impressão digital. Se a máquina autorizar, ele se encaminha à urna e vota pelo sistema eletrônico. Caso contrário, o mesário o encaminha à identificação de outros dedos da mão até o sistema aceitar os dados.

Com a probabilidade de atraso, o TRE vai proceder a distribuição de senhas, a partir das 17h, para os eleitores que já estejam na fila dos pontos de votação. Todos os eleitores que receberam as senhas poderão votar, e isso torna imprevisível a hora do encerramento da votação e da apuração dos eleitos.

Colorado do Oeste tem cerca de 13 mil eleitores cadastrados, que vão escolher entre dois candidatos a prefeito: Anedino Carlos Pereira Júnior, do PP, e Aparecido Dias de Oliveira, do PT.

Em relação à segurança, segundo o subtenente Santana, da Polícia Militar de Rondônia, 50 homens da PM, somados a dez agentes da Polícia Civil do estado, fazem o patrulhamento das eleições em Colorado do Oeste. Até o momento, não houve registro de ocorrências.