O Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia distribuiu 37 urnas biométricas em sete locais em área urbana e outros cinco em zonas rurais do município. Em seções eleitorais com maior número de eleitores cadastrados, a demora é maior.
Isso acontece nas seções 10, 15, 20 e 32, que funcionam em uma mesma sala da Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, no centro da cidade. Ali, há 411 eleitores cadastrados. O excesso de eleitores em um mesmo local, somado às dificuldades do novo sistema, provocaram filas de dezenas de eleitores. A média de espera nessas seções foi de três horas e meia por eleitor. Mas, em outras seções, como as de número 21 e 35, não havia nem fila.
De acordo com Izael Pereira Mota, secretário do TRE, a identificação pelas marcas dos dedos ocorreu com todos os eleitores que compareceram. Houve demora, mas não aconteceram falhas no sistema.
A votação pelo sistema biométrico funciona assim: o cadastramento das impressões digitais de todos os dedos das mão, foi realizado no município em março deste ano. Somente quem se cadastrou pode votar neste domingo. O eleitor apresenta o título, recebe do mesário um comprovante de voto e coloca o dedo no equipamento decodificador de impressão digital. Se a máquina autorizar, ele se encaminha à urna e vota pelo sistema eletrônico. Caso contrário, o mesário o encaminha à identificação de outros dedos da mão até o sistema aceitar os dados.
Com a probabilidade de atraso, o TRE vai proceder a distribuição de senhas, a partir das 17h, para os eleitores que já estejam na fila dos pontos de votação. Todos os eleitores que receberam as senhas poderão votar, e isso torna imprevisível a hora do encerramento da votação e da apuração dos eleitos.
Colorado do Oeste tem cerca de 13 mil eleitores cadastrados, que vão escolher entre dois candidatos a prefeito: Anedino Carlos Pereira Júnior, do PP, e Aparecido Dias de Oliveira, do PT.
Em relação à segurança, segundo o subtenente Santana, da Polícia Militar de Rondônia, 50 homens da PM, somados a dez agentes da Polícia Civil do estado, fazem o patrulhamento das eleições em Colorado do Oeste. Até o momento, não houve registro de ocorrências.