Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sistema dará transparência à comercialização da pluma de algodão, segundo Abrapa

Sinap reunirá informações sobre os contratos de compra e venda do produto no mercado interno e para exportaçãoO Sistema Integrado de Negociação do Algodão em Pluma (Sinap), que foi apresentado nesta quarta, dia 11, durante reunião da Câmara Setorial do Algodão, do Ministério da Agricultura, irá disponibilizar informações atualizadas sobre a evolução da comercialização da pluma. Sérgio de Marco, presidente da câmara setorial e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), explica que o sistema irá reunir informações sobre os contratos de compra e venda da pluma no mercado interno e para ex

O novo sistema irá contar com a participação de todos os segmentos ligados à cotonicultura, como a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), além da BM&FBovespa e Bolsa Brasileira de Mercadoria (BBM). A Abrapa irá arcar com o custo de 0,05% sobre o valor da arroba do algodão em pluma para que o agricultor possa inserir as informações no sistema.

Sérgio De Marco explicou que, embora a adesão dos agricultores ao sistema seja voluntária, a participação será expressiva, pois a transparência nas transações é de interesse de todo setor. As informações darão mais confiabilidade às operações da cadeia produtiva, facilitando a criação de políticas de apoio à produção, além de viabilizar o ordenamento da oferta do produto e a estabilidade dos preços.

Ele citou como exemplo o fato de neste ano os produtores estarem prestes a iniciar a colheita de uma safra de 2 milhões de toneladas, com projeção de estoque de passagem de 200 mil toneladas de pluma. Segundo ele, apenas 40% da safra nova foram comercializados, o que demonstra a necessidade de o governo lançar mão dos leilões de opções de venda para sustentar os preços da pluma, que estão em queda e devem ficar abaixo dos R$ 1,45 por libra peso.

Sair da versão mobile