Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Sistema de Plantio Direto aliviam impactos do calor em Hortaliças

Temperaturas extremas assolaram o país durante setembro e afetaram produção no setor de hortifrúti

horta - hortaliças
Foto: Embrapa

Desde o início da primavera, em 23 de setembro, uma onda de calor atípica, impulsionada pelo fenômeno El Niño, tem impactado todo o Brasil. Diversos setores da agropecuária, como a produção de hortaliças e atividades como pecuária bovina e piscicultura, são afetados por essas condições.

Características de verão, como altas temperaturas e chuvas intensas, dominam a estação, refletindo a urgência de reflexão no Dia da Natureza, celebrado na última quarta-feira (4), sobre a preservação ambiental.

Setembro o país testemunhou temperaturas extremas por quase duas semanas, afetando negativamente as cadeias produtivas, especialmente o setor de hortifrúti. Em Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, conhecido pela produção de frutas e hortaliças, o calor prejudicou a qualidade das plantas.

A agricultura busca soluções frente a essa adversidade, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) promovendo técnicas como o Sistema de Plantio Direto em Hortaliças. Essas práticas visam aliviam os efeitos climáticos, proporcionando uma cobertura do solo que conserva a umidade.

Os impactos do calor excessivo também se estendem à produção de carne bovina, onde o estresse térmico afeta a qualidade e eficiência da produção. A pesquisadora Claudia Cristina Paro de Paz destaca a importância do manejo da temperatura corporal dos bovinos para assegurar o bem-estar animal.

A piscicultura não escapa aos efeitos, com a elevação da temperatura da água afetando a solubilidade de oxigênio. Em Pindamonhangaba, o Sítio Forelle Trutas enfrenta desafios na reprodução da truta devido às altas temperaturas. Proprietários de tanques-rede alertam sobre o impacto na reprodução de algumas espécies.

Em contrapartida, a tilápia, resistente a temperaturas elevadas, pode antecipar a época de reprodução em alguns locais. Entretanto, os desafios climáticos demandam estratégias, como a redução da oferta de ração em pisciculturas. A atenção aos cuidados ambientais torna-se crucial diante dessas alterações climáticas, destacando a necessidade de medidas sustentáveis nos setores agrícolas e de piscicultura.

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile