Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Site do Ministério da Agricultura oferece ferramenta que mostra risco climático

Objetivo é ajudar produtores a realizar plantio evitando ocorrências que podem prejudicar lavouras; milho segunda safra e trigo são as primeiras culturas contempladas

Fonte: Mateus Fuchs

A Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está disponibilizando uma ferramenta eletrônica que permite aos agricultores, agentes financeiros e seguradoras acessar informações sobre a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e variedades de cada cultura (ciclos de cultivares). É o Painel de Indicação de Riscos, que está integrado ao site do Mapa. 

O objetivo é ajudar os produtores rurais a realizar o plantio no momento adequado para reduzir riscos de ocorrências climáticas adversas na lavoura. Por enquanto, as informações são relativas a milho segunda safra e trigo, mas outras culturas serão adicionadas em breve.

De acordo com o coordenador-geral de Risco Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola, Hugo Borges Rodrigues, o painel de indicação de riscos tem o objetivo de fornecer, em um formato amigável e de fácil interpretação, a indicação do risco envolvido na produção em cada decêndio (período de dez dias) do ano, por cultura, tipo de solo (arenoso, textura média e argiloso) e grupo de cultivar, conforme os estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

A nova ferramenta disponibiliza as informações do Zarc em formato de “tábua de risco” para as culturas de trigo e milho segunda safra nas faixas de risco climático de 20%, 30% e 40%. Além disso, permite ao usuário acessar as datas de plantio mais adequadas para mais de 40 culturas em um formato de indicação de risco de 20%.

A partir de julho serão incorporadas novas culturas de verão (milho, soja, algodão, feijão e arroz) no Painel de Indicação de Riscos, após a publicação das portarias no Diário Oficial da União.

Sair da versão mobile