Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Situação política da Argentina pode causar dificuldades no mercado brasileiro de soja

Sojicultores do país vizinho estão evitando vender a produção para não pagar altos impostosA situação política da Argentina, em que a produção agrícola é altamente taxada, está fazendo com que os produtores prefiram estocar os grãos em vez de vendê-los diretamente. Foi o que constatou o analista da Safras & Mercado, Paulo Molinari, que participou nesta quinta, dia 13, do Fórum Soja Brasil "Balanço da Expedição 2013/2014: Desafios além da porteira". O evento, realizado em paralelo à programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), marca o encerramento do projeto do Canal Rural

– Ninguém fala dessa situação que pode transformar 2014 em um ano muito periogoso para o produtor rural. Existe um cenário de pré-quebra na economia da Argentina – alerta.

Molinari destaca que se os agricultores decidirem por não vender os grãos em retaliação ao governo, há a possibilidade de oscilação brusca nos preços e falta de soja no mercado.

Outros pontos que podem impactar as vendas este ano, de acordo com o analista, são a neutralidade do clima atual, que traz indícios de um inverno rigoroso, e os problemas na safra dos Estados Unidos. Atualmente não está clara a intenção dos norte-americanos sobre o a área de plantio dedicada à soja. Caso optem por aumentar a produção, ocuparão o espaço do milho, fazendo com que os impactos sejam sentidos nos países latinos.

– As especulações sobre a soja americana já estão afetando a bolsa de Chicago. A plantação ainda não começou, mas volatilidade já é sentida pelo mercado – reforça.

Sair da versão mobile