Solenidade marca o lançamento de uma nova safra de soja, para discutir tecnologia e as dificuldades do agricultor no início de ciclo
Começou o evento de Abertura Nacional do Plantio de Soja 2015/2015 com muita chuva em Porto Nacional, no Tocantins. O Canal Rural e a Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) recebem autoridades, produtores e estudantes para um debate técnico, palestras e a solenidade que marca o início da nova safra.
O diretor-geral do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, exalta que é a primeira vez que o Projeto Soja Brasil passa pelo estado. Segundo ele, o objetivo é destacar o potencial agrícola do Tocantins e da fronteira agrícola do Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia].
– Esta é a primeira vez que o Canal Rural desenvolve o projeto no Tocantins, e é um muito bacana mostrar essa fronteira agrícola. Nosso objetivo é percorrer o Brasil junto com os produtores, para mostrar os desafios, sendo a soja é fundamental para a economia. Nossa missão é levar conhecimento, para os produtores rurais façam acontecer que tenhamos uma grande safra de soja – afirma.
O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, destacou a parceria com os produtores e lembra que o Soja Brasil vai levar capacitação para todos os lugares do país.
– As angustias que o campo tem, nós temos o dever solucionar. As dificuldades que as fronteiras agrícolas enfrentam, mas aqui temos avançado. Queremos levar cada vez mais a informação, a discussão, o debate para os produtores. Nós vamos a todos os rincões, para nós levarmos a informação daquilo que é importante – destaca Dalpasquale.
O anfitrião, o presidente da Aprosoja-TO, Ruben Ritter, exaltou a possibilidade da cadeia produtiva se reunir para debater temas importantes para o sojicultor.
– Nos unindo e participando é a maneira de darmos sustentabilidade aos nossos negócios. Se ficarmos recolhidos, só vai chegar a conta para nós – diz Ritter.