A desenvolvedora de softwares MVisia, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu um sistema computacional capaz de analisar imagens de mudas de plantas ornamentais e classificá-las de acordo com seu nível de qualidade.
– A partir das fotos das mudas, nosso sistema identifica um conjunto de parâmetros que possibilita classificá-las, com até 80% de acerto – disse o sócio fundador da MVisia, Luiz Lamardo Silva.
Segundo ele, o sistema foi desenvolvido para uma empresa de médio porte do município de Holambra, em São Paulo. O percentual de acerto é superior ao da seleção feita por seres humanos.
– Como é regra no setor, a seleção de mudas nessa empresa era feita manualmente por funcionárias. Mas, por ser uma atividade extremamente repetitiva, a acuidade da seleção diminuía muito depois de uma ou duas horas de trabalho, dando margem a numerosos erros de classificação – afirmou.
Apesar de ter sido criado para a classificação de mudas de violeta, a MVisia diz que o software pode ser adaptado para outras variedades vegetais.