Cerca de 20% da produção de soja em Mato Grosso foi perdida com a seca, informou a Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja-MS) nesta quinta-feira, dia 27.
Segundo o presidente da entidade, Juliano Schmaedecke, no primeiro terço da safra, cultivado no cedo, a quebra pode chegar a 40%. “As variedades de ciclo curto, plantadas em setembro, terão uma quebra muito grande. As de ciclo mais longo, ainda estão no jogo”, explica.
Schmaedecke explica que as precipitações têm sido irregulares no estado. “Lugares ganhando até 90 milímetros e outros, a 15 quilômetros, estão há 35 dias sem chuvas”.
A agricultora Ivete Pinessol, de Bandeirantes (MS), conta que em sua propriedade a chuva chegou, mas a umidade não é suficiente para reverter o quadro estabelecido após 30 dias de estiagem. Por lá, a expectativa inicial era de colher 60 sacas por hectare, porém, isso já caiu pela metade.
Na lavoura de Diego Burgel, em Sidrolândia, a estimativa é de perder 20%. As plantas estão secas e murchas após 23 dias de estiagem.