Soja Brasil retorna levando mais interação para a cadeia produtiva

Quarta edição do projeto começa com o desafio de auxiliar o produtor a conquistar rentabilidade em um cenário econômico apertado e com o menor preço dos últimos anos

A safra 2015/2016 já começou no Canal Rural. O Projeto Soja Brasil está de volta em sua quarta edição, e, nesta temporada, a integração e interação da cadeia produtiva são os destaques. A maior cobertura jornalística sobre a cultura da soja no país oferece uma consultoria completa ao produtor, do planejamento do plantio até a colheita.

O projeto possui uma programação completa de capacitação, debates e notícias de interesse do sojicultor. Nesta edição, teremos novos programas técnicos do Momento Soja, mais palestras pelo país com a Caravana Soja Brasil, haverá novos debates dentro da cadeia produtiva com as edições do Fórum Soja Brasil. Além disso, teremos edições especiais do Bancada Rural e reportagens da Expedição Soja Brasil no Rural Notícias e Mercado e Companhia.

• Veja também: Semente de qualidade é primeiro passo para sucesso da safra

Para o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Fabrício Rosa, o ciclo 2015/2016 será de desafios. O dirigente afirma que o projeto é uma oportunidade de interação da cadeia produtiva, identificando gargalos e procurando soluções em tempo real aos problemas de cada região produtora.

– Vamos acompanhar de perto os custos de produção desta safra. Vamos enfrentar um cenário de restrição, com corte de créditos. Então precisamos auxiliar o produtor. Contamos com o apoio da Embrapa, para transferência de tecnologia, treinamento para monitoramento de pragas e doenças. Queremos que os eventos sejam mais interativos com os produtores. Temos de ter capacidade de nos adequar aos problemas, e o Soja Brasil nos ajudará nisso: identificar os problemas e darmos as respostas rapidamente – explica.

Segundo ele, o cenário de restrição econômica, com menos crédito e preços da soja em cotações bem menores do que em outras safras, exige mais cuidado do produtor na hora de investir. A rentabilidade do produtor é também um dos temas desta edição do projeto.

– A Aprosoja Brasil entende que esta safra não é recomendada para abertura de novas áreas e investimento em tecnologia. O cenário pede cautela – comenta Rosa.

Integração

Para o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, a quarta edição do Projeto Soja Brasil será de integração entre pesquisa e produção. Cargnino destaca a entrada de novos parceiros e a aproximação do projeto com a nova fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que receberá a Abertura Oficial da Colheita 2015/2016 no Tocantins.

–A palavra que vem à cabeça é integração. No Projeto Soja Brasil, nós procuramos debater desafios e oportunidades para os produtores. A cada ano o projeto soma mais parceiros, feito a várias mãos. O Soja Brasil não é apenas do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, é do produtor rural. Teremos uma presença mais forte no Matopiba, mostrar os avanços tecnológicos dessa região. É um potencial que deve ser levado para o resto do país– destaca.