Último evento no Estado será o primeiro Fórum Soja Brasil na safra 2014/2015, que será nesta segunda, dia 25, em Rio Verde (GO)
Rikardy Tooge | Rio Verde (GO)
O Soja Brasil viajou por quatro cidades de Goiás na última semana, a Carreta do Canal Rural rodou mais de 700 km para levar capacitação e novas informações aos produtores rurais. Por onde passou, a caravana reuniu dezenas de agricultores locais e promoveu debates de interesse dos produtores de grãos.
Para o consultor Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) Cristiano Palavro o evento trouxe temas novos para os sojicultores das principais regiões que produzem grãos no Estado.
– As discussões foram muito boas, o público participou bastante, com dúvidas que tem a ver com o dia-a-dia deles. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é algo que eles não tinham tanto conhecimento e agora eles estão mais atentos. O debate sobre o seguro rural também ajudou a quebrar algumas resistências. O saldo é positivo – afirma Palavro.
O especialista do Soja Brasil, Áureo Lantmann, destacou também a participação do público nos quatro dias de palestras. Lantmann apresentou um panorama da produção de soja no país, com base nas duas expedições que ele acompanhou do projeto.
– O interesse do produtor comparecer na caravana foi muito positivo. Vimos que o produtor anseia por novas informações. Eu pude notar que, em mais de uma cidade, os produtores estão repensando o cultivo da soja, buscando integrar mais lavoura e pecuária, foram debates produtivos – reforça Áureo Lantmann.
Uma das palestras mais movimentadas foi sobre a lei 12.561/2012, o chamado Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Quem falou sobre este tema foi Jordana Gabriel Sara, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO). Ela falou que as dúvidas dos produtores são muito parecidas, disse também que descobriu que o cartório de Jataí faz uma interpretação errada da legislação e que essas descoberta ajudou os produtores da cidade.
– O encontro foi bastante positivo, nós vimos que o CAR é uma novidade, eles estão buscando informações para se adequarem. As dúvidas, normalmente, são parecidas, como áreas de preservação permanente, como recompor as reservas legais, metragem de distância de rios. Há alguns entraves, mas os produtores estão se adaptando – explica Jordana.
Terminada a passagem da Carreta do Canal Rural por Goiás, a caravana do projeto segue para Rio Verde para acompanhar o primeiro Fórum Soja Brasil na safra 2014/2015. O tema do evento são os desafios para a próxima safra: custos de produção e mercado. O debate começa às 15h e terá transmissão para todo o Brasil através do Canal Rural e do C2 Rural.
– O desafio, para mim, é manejar os custos de produção. Há muitos itens que o produtor pode reduzir custos, como adaptação de tecnologia. É importante que ele tenha uma boa assistência para que os custos diminuam, mas que mantenha o rendimento. O Fórum será muito importante – opina Áureo Lantmann.
Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.
Leia também:
• Rentabilidade é a principal preocupação dos sojicultores de Mineiros (GO)
• Soja Brasil chega a Mineiros para último dia da Carreta do Canal Rural em Goiás
• Produtores de Jataí recebem orientações sobre o CAR no terceiro dia do Soja Brasil em Goiás
• Joviânia tem o equivalente a três hectares de soja por cidadão
• Produtividade e meio ambiente conduzem as palestras do Soja Brasil em Cristalina
• A terra dos cristais é também a do agronegócio
• Caravana do Soja Brasil chega a Cristalina (GO)