O inverno está chegando e se instalando aos poucos. O tempo seco que começa a predominar em todo o país é o primeiro dos efeitos. Na sequência vem o frio. Segundo a meteorologia as temperaturas que já não estavam muito elevadas durante as manhãs, irão cair gradativamente nos próximos dias. Há até condição para geadas, mas distantes das áreas agrícolas. Como o vazio sanitário da soja começou, outras culturas estão ocupando os campo neste momento.
SUL
As chuvas que vinham atingindo a região Sul nos últimos dias devem durar até esta quarta-feira, dia 19. Os volumes não devem ser grandes, com 17 mm em alguns municípios do Rio Grande do Sul e 8 mm no Paraná.
A partir de quinta, dia 20, o tempo seco deve predominar em todos os estados da região e perdurar até pelo menos o domingo.
Nesta quarta as temperaturas devem cair mais com as mínimas podendo ficar na casa dos 6ºC, na divisa entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Na quinta, o frio aumenta e alguns municípios entre o Rio Grande do Sul e o Paraná podem registrar temperaturas abaixo dos 3ºC. Há condição para formação de geadas, mas elas não devem afetar áreas produtoras.
As temperaturas mais baixas acontecem nesta quinta-feira, dia 20
Na sexta-feira, dia 20, o frio permanece espalhado pela região, mas as temperaturas não devem ser tão baixas quanto no dia anterior. Ainda há condição para geadas, mas fora de áreas produtoras. A partir daí o frio diminui em todos os estados, com as mínimas subindo para 9ºC.
SUDESTE
O clima seco que irá predominar no Sul já está estacionado na região Sudeste do país. Não há previsão de chuvas significativas nas áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais durante todo o feriado.
O frio vai se intensificando dia após dia. Sendo que as mínimas devem ser de 12ºC nesta quarta e quinta e 9ºC na sexta, sábado e domingo. As manhãs tendem a ser mais frias no Sudeste, mas as tardes esquentam de forma gradual. Há chance para geadas pontuais, mas distantes das áreas agrícolas.
As temperaturas mais baixas acontecem somente no sábado, dia 22
CENTRO-OESTE
O inverno mais seco também será a realidade do Centro-Oeste brasileiro. Por lá, não há perspectiva de chuvas durante todo o feriado. As temperaturas caem durante as manhãs, sendo que a sensação de frio vai aumentando conforme o passar dos dias. Inicialmente ficará na casa dos 15ºC, depois cai para 12ºC.
Já as máximas podem atingir 36ºC em alguns municípios de Mato Grosso nesta quarta-feira e 33ºC nos dias posteriores.
As temperaturas mais baixas acontecem no domingo, dia 23
NORDESTE
A chuva diminui, mas não cessa por completo do Maranhão e na Bahia. No sul do Piauí e do Maranhão e no oeste da Bahia e de Pernambuco, tempo firme e calor nesta quarta.
Na quinta-feira, ainda há condição para chuva desde o norte do Maranhão até o Recôncavo Baiano. Com mais aberturas de sol, a temperatura sobe, o tempo seco prevalece assim como o calor intenso.
Na sexta-feira dia de sol e calor. No fim de semana, o primeiro fim de semana do inverno é de tempo seco.
As temperaturas mais baixas acontecem no domingo, dia 23
NORTE
O tempo fica firme no Tocantins. Mas a chuva atinge o Pará, com destaque para Belém, onde linhas de instabilidade podem provocar temporais ao longo do dia, com risco para alagamentos. Volta a chover no sul paraense e no norte tocantinense, mas de forma isolada.
A quinta-feira ainda com condição para pancadas isoladas entre o sul do Pará e o norte do Tocantins. Também chove em praticamente toda a região Norte, com os núcleos mais intensos atingindo o Amazonas. Em Rondônia e centro-sul do Tocantins, tempo firme.