Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: fim de semana será marcado pela insistência do tempo seco

Não há previsão de chuvas em boa parte do país até domingo. As poucas garoas que afetam o extremo sul do Rio Grande do Sul param no sábado

Para não falar que não irá chover nada nos próximos dias na maioria das regiões, há previsão de garoas ali próximo a Chui, no Rio Grande do Sul. Essas poucas chuvas duram até sábado e no domingo toda a região Sul volta a ter tempo seco. Aliás, condição que persiste no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte do país.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A sexta-feira marca a volta das chuvas para a região Sul. Bom, pelo menos para uma pequena parte dela, no extremo sul do Rio Grande do Sul, ali próximo Chui. O restante dos estados segue com tempo firme. Temperaturas mais baixas ainda pela manhã, principalmente nas áreas de maior altitude da região, mas sensação de calor no período da tarde.

No sábado as chuvas permanecem presas ali no sul do Rio Grande do Sul, mas desta vez chegam até Bagé, com baixos acumulados. O restante dos municípios gaúchos e os demais estados terão tempo ainda firme e seco. As temperaturas tendem a sofrer leve queda se comparada aos últimos dias, mas a sensação de calor fora de época se mantém no período da tarde.

No domingo o tempo volta a ficar firme e seco nos três estados da região. As temperaturas voltam a subir no Rio Grande do Sul, e se mantém elevadas entre Santa Catarina e Paraná, acima da média climatológica para o período.

SUDESTE

Não há previsão de chuvas para o sudeste do país nesta sexta-feira. Somente algumas garoas no Nordeste de Minas Gerais.

No sábado nada muda e tanto São Paulo, quanto Minas Gerais seguem com tempo firme.As manhãs seguem frias e as tardes ligeiramente mais quentes.

No domingo o tempo seco segue prevalecendo nos dois estados, mas desta vez há chance de algumas chuvas no nordeste de Minas Gerais. A amplitude térmica segue significativa, com manhãs mais frias e tardes com leve sensação de calor.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira ainda com tempo bastante seco, com sol e calor no Centro-Oeste. Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos em toda a região. Em São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, já são 90 dias sem registro de chuva.

Sábado sem grandes mudanças no Centro-Oeste, com mais um dia seco e quente por toda a região, sem expectativa para grandes mudanças por enquanto. Seguem baixos, inclusive, os índices de umidade relativa do ar, o que potencializa a ocorrência de queimadas na região.

Domingo sem grandes mudanças no tempo no Centro-Oeste do país, com tempo firme e bastante seco. Isso porque o bloqueio atmosférico segue impedindo o avanço de frentes frias pelo país.

NORDESTE

A Bahia terá chuvas desde o leste do estado, até a parte central, ali próximo a Caetité e Jacobina. Entretanto as instabilidades não chegam a parte oeste, maior produtora de grãos. NO Maranhão e Piauí também não há previsão de chuvas nesta sexta.

No sábado a condição das chuvas diminui ainda mais na Bahia e somente área não agricultáveis devem ter chuvas. Maranhão e Piauí seguem com tempo firme.

No domingo nenhuma mudança e os três estados devem ter tempo firme e seco, com uma pequena chance de garoas no norte do Maranhão.

NORTE

Sexta-feira sem mudanças no tempo no Norte do país. Chuva volumosa ainda é esperada para Roraima e noroeste do Amazonas, enquanto pancadas de chuva ocorrem também para o norte do Pará e Amapá. Demais áreas do Norte do país seguem sem condição para chuva. Em Porto Velho-RO, já são mais de 32 dias sem registro de chuva.

No sábado, a chuva se concentra novamente entre o norte do Pará, Amazonas e todo o estado de Roraima e Amapá, com tempo seco e quente persistindo nas demais áreas da região Norte do país. Atenção ainda para os baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente no estado de Rondônia, onde os valores ficam ainda menores.

Domingo sem mudanças no tempo no norte do país. Chuva segue mais restrita ao norte da região, com maiores acumulados ocorrendo entre Roraima, Amapá, noroeste do Amazonas e nordeste do Pará. As demais áreas da região seguem com tempo seco e quente.

Veja aqui mais notícias sobre soja