A partir de 22 de setembro, a soja terá um espaço só dela na grade de programação do Canal Rural. Trata-se do Programa Soja Brasil, que vai percorrer o país em busca de histórias de produtores, mostrando trajetórias de superação e sucesso.
Além disso, será um espaço de entrevistas, com dicas técnicas fornecidas pelos pesquisadores, engenheiros e técnicos agrônomos mais renomados do setor.
O primeiro episódio discutirá, por exemplo, a gestão de custos na lavoura, ou seja, as melhores formas de o sojicultor alcançar rentabilidade com travamento de preços, relação de troca e outras ferramentas.
A fazenda que sediará a Abertura Nacional do Plantio da Soja, em Jaciara, Mato Grosso, também será mostrada à audiência, com os detalhes da produção, rendimento das últimas safras e expectativas para o próximo ciclo.
Logo na estreia, o programa trará um panorama do cultivo de soja em Mato Grosso, estado que há anos mantém a dianteira na produção da oleaginosa, tendo, inclusive, superado a Argentina em sacas colhidas nesta última temporada.
Ao longo dos episódios, novas tecnologias, boletins climáticos especiais e direcionados às áreas produtoras do grão, informações de mercado e técnicas de manejo de pragas, plantas daninhas e doenças farão parte da grade.
Então, já sabe: dia 22 de setembro, às 13h30 (horário de Brasília) é o dia e horário em que a cadeia da soja poderá se reunir em torno de um programa televisivo só dela. Os episódios estarão, também, disponíveis no YouTube do Canal Rural, nas redes sociais e no site do Projeto Soja Brasil.