Caravana Soja Brasil leva conhecimento a mais de 200 agricultores em MS

Auditório móvel do Canal Rural percorreu quatro dos principais polos de produção do estado, prestando consultoria para os sojicultores destas regiões

A Caravana Soja Brasil encerrou sua passagem por Mato Grosso do Sul no último sábado, dia 7, em Amambaí. Na passagem do auditório móvel do Canal Rural pelo estado, mais de 200 agricultores foram capacitados. O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Christiano Bortolotto, comemorou o evento.

– O potencial agrícola de Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente e por isso fez parte da rota traçada pela maior expedição de lavouras do país, o Projeto Soja Brasil – afirma.

• Fórum Soja Brasil debate clima e mercado da soja

A carreta do conhecimento percorreu quatro dos principais polos de produção do estado: Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Dourados e Amambaí, prestando consultoria para os sojicultores destas regiões. Especialistas em grãos viajaram com a caravana abordando temas como o Programa Soja Plus, seguro rural, economia no manejo de solo e prevenção de pragas e doenças nas lavouras, entre outros.

– Várias dúvidas foram sanadas, novas técnicas apresentadas e muita informação compartilhada. Manter contato direto com o produtor e permitir a troca de experiência foi compensadora – explica Bortolotto.

Uma das palestras da Caravana tratou da gestão da propriedade, com consultor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Laurindo Petelinkar, onde foi apresentado o Programa Soja Plus, que tem como objetivo a adequação de itens de segurança do trabalho e ao novo código florestal.

Outro tema abordado foi o seguro rural. Tratando-se de uma atividade de risco, devido a interferência climática na agricultura, utilizar esta ferramenta permite que o produtor recupere parte do investimento em caso de perdas

A Caravana também abriu espaço para assuntos como refúgio na lavoura, manejo de lagartas e percevejos e nutrição eficiente para a soja. Durante todo o trajeto, os especialistas utilizaram dados do Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS.

A Caravana Soja Brasil segue agora para Mato Grosso. A partir do dia 23 de novembro, os municípios do principal estado produtor do país terão duas semanas de capacitação.

Com informações da Aprosoja-MS.

>>> Veja mais notícias sobre soja