Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: Sul ainda enfrenta temporais e chuvas retornam ao Sudeste

Já em boa parte do Centro-Oeste e Nordeste os dias seguem secos e quentes, com os índices de umidade relativa do ar preocupantes. Confira a previsão!

A previsão de chuvas torrenciais em boa parte do Rio Grande do Sul se confirmou e a terça-feira pede atenção com transtornos por causa das tempestades. De maneira geral a terça será marcada por muitas chuvas em toda a parte Sul do país. Já na parte de cima do mapa, o tempo seco segue castigando a região Nordeste e os índices de umidade relativa do ar caem abaixo dos níveis ideais.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Os próximos dois dias ainda serão marcados por muitas chuvas na parte Sul do país. Nesta terça-feira, algumas cidades na parte central do Rio Grande do Sul pode registrar temporais de até 70 mm acumulados, como é o caso de Ibirubá. Em Santa Catarina os volumes máximos devem atingir os 25 mm em Chapecó, mas todo o estado terá boas chuvas. Por fim, como previsto ontem, o Paraná terá chuvas concentradas desde o sul até o centro do estado, sendo os maiores acumulados previstos para acontecer em Irati (12 mm). A parte norte do estado terá no máximo garoas pontuais e tempo seco. As temperaturas não devem subir muito por causa do tempo mais fechado e a sensação será de frio, tanto pela manhã quanto no decorrer da tarde.

Na quarta-feira as instabilidades já não terão a mesma intensidade do dia anterior em boa parte do Rio Grande do Sul. Só as cidades ao leste do estado podem ter volumes maiores, com até 20 mm como é o caso de Canguçu, as demais regiões terão volumes inferiores a 5 mm. A parte centro-sul de Santa Catarina deve registrar algumas garoas nesta quarta, o restante do estado, incluindo Chapecó terá um dia mais seco. No Paraná algumas garoas devem acontecer de forma pontual na parte nordeste do estado, ali próximo a Castro (2 mm). O sol aparece pouco e a sensação de frio será maior que no dia anterior em todos os estados.

SUDESTE

A terça feira promete ser de tempo seco em toda as áreas agrícolas da região Sudeste do país. Em São Paulo as temperaturas não devem subir muito, já em Minas Gerais a sensação é de calor na parte da tarde, mas esfria também durante a noite e a próxima madrugada.

Já na quarta-feira as instabilidades retornam e afetam desde o leste de São Paulo, boa parte do norte, centro e sul do estado. Os volumes, no entanto serão pequenos de no máximo 5 mm. Poucas garoas estão previstas para o triângulo mineiro na quarta.

CENTRO-OESTE

Na terça-feira uma frente fria avança pela região Sul do Brasil e favorece fortes rajadas de vento em Mato Grosso do Sul. Na metade sul do estado as rajadas podem chegar a 100 km/h pode chover de maneira isolada e com baixos volumes acumulados. Do norte do estado até Mato Grosso e também em Goiás não há condições para chuva e as temperaturas seguem elevadas, inclusive com baixos índices de umidade relativa do ar na parte da tarde. No entanto, pode ventar com moderada intensidade no estado goiano, com rajadas em torno de 60 km/h.

Na quarta-feira a frente fria avança pelo Sudeste do Brasil e espalha nuvens de chuva carregadas pelo norte e também pela região central de Mato Grosso do Sul. Já a metade sul do estado é marcada pelo avanço do ar polar, que dificulta a formação das nuvens carregadas. Por isso o tempo fica firme ao longo desta quarta. A chuva que acontecer nas outras áreas sul-matogrossenses não traz grandes volumes acumulados e há baixo risco para transtornos. Em Goiás e em Mato Grosso não deve chover nesta quarta-feira. A temperatura fica mais elevada que nos dias anteriores e os índices de umidade relativa do ar caem abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

NORDESTE

A Bahia segue com a previsão de tempo seco em suas áreas de agricultura nesta terça-feira. O Piauí também não deve ter instabilidades. Somente o Norte do Maranhão terá boas chuvas de até 12,5 mm acumulados, ali próximo a Chapadinha. A presença do ar seco garante um dia de sol com poucas nuvens e temperaturas elevadas na parte da tarde, inclusive os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.

Na quarta-feira o tempo firme se espalha e nenhum dos três estados deve receber chuvas. As temperaturas seguem bem elevadas na parte da tarde, inclusive no interior do Nordeste tem mais um dia com baixa umidade relativa do ar e sensação de tempo abafado.

NORTE

Áreas de instabilidades formadas pelo calor e pela umidade alta formam nuvens carregadas entre o norte do Pará e o leste do Acre. Há condições para pancadas de chuva a qualquer momento nestas áreas com os maiores volumes acumulados entre o estado do Amapá e Roraima. Já do Tocantins até Rondônia e no oeste do estado do Acre a condição é para tempo firme, com temperaturas elevadas e umidade do ar abaixo do ideal.

Na quarta-feira grande parte da Região Norte do Brasil segue com tempo instável e previsão para pancadas de chuva a qualquer momento, acompanhadas por trovoadas. Tempo seco e quente no Tocantins, sul do Pará e também em Rondônia.

Veja aqui mais notícias sobre soja