Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias - Soja Brasil

Soja: Brasil tem potencial para colher 125 milhões de toneladas, diz consultoria

Montante representaria um aumento de 5,4% em relação ao colhido em 2018/2019, puxado principalmente por um incremento de área

Foto: divulgação

A safra brasileira de soja está sendo semeada neste momento, com a cobertura, até o momento, de 2,3% da área estimada de 36,9 milhões de hectares, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado. Levando em consideração o incremento de 1,5% na área e o clima um pouco mais favorável (se comparado ao ano anterior), a produção prevista para a temporada 2019/2020 pode superar as 125 milhões de toneladas. Um recorde para o país, que de quebra ainda pode assumir o posto de maior produtor mundial de soja, a frente dos Estados Unidos.

“Uma das razões para esse aumento na expectativa do que será colhido é o incremento de área. Sem dúvida. A melhora nos preços internos, dos últimos 2 meses, trouxe mais segurança para os produtores avançarem com a área”, comenta o analista Luiz Fernando Gutierrez.

No relatório anterior, a consultoria previa que a produção brasileira seria de 123 milhões de toneladas em uma área de 36,6 milhões de toneladas. “Claro que ainda estamos no campo das perspectivas e muita coisa pode mudar. Essa é a projeção para este momento, ou seja, é o potencial da safra”, diz Gutierrez.

Segundo ele, a área de soja deverá crescer em praticamente todos os estados produtores e, novamente, deverá acontecer a transferência de algumas áreas de milho para a soja. “A melhor remuneração da oleaginosa também leva à abertura de novas áreas para a soja, mesmo que em um ritmo um pouco menor que nas safras anteriores”, conta.

Destaque para a provável recuperação das produtividades nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul após as fortes perdas registradas na safra 2018/2019. Se isso se confirmar, a briga pelo posto de segundo maior estado produtor de soja do Brasil será acirrada, entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, ambos com a perspectiva de colher 19,9 milhões de toneladas.

Mato Grosso segue como principal produtor nacional disparado com a previsão de colher 33,1 milhões de toneladas, enquanto seu vizinho, Mato Grosso do Sul, tem potencial para colher 9,8 milhões de toneladas, ante as 8,7 milhões de 2018.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile