Diversos

Soja Brasil: tempo seco avança no país e deve durar pelo menos 5 dias

Quase todas as regiões do país devem ter uma trégua das chuvas nos próximos dias, exceto no Norte do país. As temperaturas também devem cair bastante no Sul

Foto: Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online

O inverno finalmente deu o ar da graça e a condição que confirma isso é a trégua das chuvas. Nos próximos dias praticamente todo o país deve registrar tempo seco, com exceção as áreas litorâneas e no Norte do país. No Sul as temperaturas devem cair bastante nas primeiras horas do dia, com chance para nevoeiros e geadas. No Sudeste e Centro-Oeste os termômetros também devem apontar uma queda brusca nas temperaturas na próxima quarta-feira. Confira abaixo cada região.

SUL

A tempo seco finalmente afetou toda a região Sul nesta terça-feira. Nenhum dos estados devem registrar chuvas nos próximos cinco dias. As temperaturas mínimas caem, chegando a 6º. A ausência de nebulosidade e ventos predominantes favorecem essa queda da temperatura em toda a região. Não se descarta a possibilidade de geada na região da Campanha Gaúcha. Há também risco para formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia nos três estados. O frio deve se intensificar mais nesta próxima quarta-feira, mas nos dias posteriores as temperaturas devem ficar levemente mais altas.

SUDESTE

As chuvas também dão trégua ao Sudeste. Tanto São Paulo, quanto Minas Gerais devem registrar pelo menos 6 dias de tempo firme, condição que pode até se estender mais. As temperaturas caem e atingem o auge do frio nesta quarta-feira, dia 5. Essa condição é mais intensa na metade sul da região Sudeste, pois uma massa de ar frio ganhou força.

CENTRO-OESTE

O tempo seco que já predominava em Mato Grosso e Goiás, agora se espalha por Mato Grosso do Sul e com isso toda a região deve ficar pelo menos 5 dias sem registros de chuvas, condição que também pode se estender. A principal diferença em relação ao Sul e o Sudeste é que as temperaturas mínimas serão de 9ºC, mas somente no sul de Mato Grosso do Sul. O restante da região deve registrar temperaturas mínimas mais elevadas, na casa de 18ºC.

NORDESTE

O tempo seco persiste nas áreas de agricultura da Bahia e Maranhão nesta terça-feira. Essa condição deve persistir nos próximos três dias pelo menos. Há condição para pancadas de chuvas, mas em áreas mais afastadas do interior, como o litoral.

NORTE

Nesta terça-feira, chove forte com acumulados mais expressivos no oeste e norte do Amazonas e também em Roraima. Uma massa de ar mais seco deixa o tempo mais firme em Rondônia e parte do Acre, além do Tocantins e sul do Pará. A atuação da Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas mais expressivas entre o nordeste do Pará e o Amapá, com acumulados entre 20 mm e 30 mm no decorrer da quarta-feira. Com exceção do Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, onde o tempo fica seco, há condição para pancadas de chuva isolada nas demais áreas. O calor persiste em todo o Norte. soja

Veja mais notícias sobre soja