O tempo seco finalmente volta a reinar em quase todo o país. Não há previsão nestes dois próximos dias no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. O problema, para a parte debaixo do mapa brasileiro é a chegada de uma frente fria, que aliada com ventos ainda fortes traz desconforto.
SUL
O excesso de chuvas que tanto preocupavam os agricultores da região Sul do país, se dissiparam e há chance de garoas pontuais e isoladas no nordeste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O restante da região terá tempo seco.Segundo a Somar Meteorologia, como o ciclone extratropical já está muito longe, os ventos diminuem de intensidade, mas ainda atingem o leste da região Sul com até 60 km/h. Destaque para uma nova onda de frio chega de vez e derruba as temperaturas nos três estados, especialmente na próxima noite e madrugada.
E, a sexta-feira fechará a semana com tempo seco predominando em toda a região Sul do país. Segundo a Somar, o frio ganha força com o fortalecimento de uma área de alta pressão atmosférica e, assim, são esperados valores de temperatura próximos de zero grau nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há formação de geadas amplas nos três estados.
SUDESTE
Não há previsão para as áreas agrícolas de São Paulo e Minas Gerais nesta quinta-feira. Destaque para para o frio: uma massa de ar polar ganha força e mantém o dia bastante gelado na região Sudeste.
A sexta-feira também promete ser de tempo seco para São Paulo. Já em Minas Gerais, as lavouras mais ao sudeste do estado tendem a receber algumas garoas. Há condição para formação de nevoeiros ao amanhecer no sul e centro do estado de São Paulo. As rajadas de vento atingem o sul de Minas Gerais, com até 50 km/h.
CENTRO-OESTE
Nesta quinta-feira, o destaque vai para a incursão de uma massa de ar mais frio sobre o Centro- Oeste, que vai causar queda na temperatura especialmente sobre Mato Grosso do Sul, mas ainda sem risco de geadas. Em outras áreas do Centro-Oeste o ar fica mais fresco, em relação aos dias anteriores, por causa da mudança na direção dos ventos para o quadrante sul. Não tem previsão de chuva e o tempo segue seco.
Na sexta-feira, o frio da manhã ganha força no sul de Mato Grosso do Sul e não se descartam geadas pontuais e fracas em áreas de baixada. Isso porque uma massa de ar de origem polar avança pelo Cone-Sul, derrubando as temperaturas. No leste goiano e em Brasília tem algumas nuvens, mas não chove. Aliás, o tempo segue bastante firme no Centro-Oeste, situação que favorece o aumento do número de queimadas.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Nordeste nesta quinta-feira.
Na sexta-feira a previsão do tempo se repete e tanto a Bahia, quanto Maranhão e Piauí devem ter tempo firme e seco.
NORTE
A quinta-feira ainda é de tempo firme entre o sul do Amazonas, Roraima, sul do Pará e Tocantins, o que preocupa por conta dos focos de queimadas na região. Só na última terça-feira foram registrados 89 focos de queimadas só no estado do Tocantins. Enquanto isso, pancadas de chuva acompanhadas de temporais entre Roraima e o Amapá e norte dos estados do Amazonas e Pará.
Nesta sexta-feira a chuva segue mais concentrada no norte da região. Isso por conta da atuação de instabilidades tropicais que seguem provocando chuva entre o Acre, norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Enquanto isso, a metade sul do Pará, além de Rondônia e do Tocantins, seguem com tempo seco, com sol predominando e baixa umidade relativa do ar.