Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: temporais afetam o Sul e chuvas chegam ao Sudeste e Centro-Oeste

A meteorologia aponta que os três estados do Sul do país registrarão bons volumes de chuvas, com grande chance para transtornos. Confira a previsão para todas as regiões!

Os esperados temporais no Sul do país se confirmaram e nesta quinta-feira os três estados enfrentarão muitas chuvas acumuladas e possíveis transtornos por conta disso. As instabilidades chegarão inclusive ao sul do Sudeste e Centro-Oeste. Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Como previsto, as chuvas chegaram e agora afetam toda a região Sul nesta quinta-feira. Os maiores acumulados e temporais são esperados na parte oeste do Rio Grande do Sul, entre Alegrete e Ibirubá, com mais de 50 mm acumulados. Em Santa Catarina, próximo a Chapecó é onde os temporais mais devem trazer problemas, com até 45 mm acumulados. Já o Paraná deve registrar volumes de chuvas menores, na casa dos 17 mm acumulados, ali próximo a Cascavel.

Na sexta-feira o tempo volta a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Já a metade norte paranaense, passando por Icaraíma (5 mm), Maringá (25 mm) até Paranaguá (10 mm), terá chuvas. A temperatura despenca sobre todo o Sul do Brasil, principalmente no sul e Campanha Gaúcha.

SUDESTE

As chuvas que afetam o Sul do país também chegam ao sul e oeste de São Paulo, e por isso cidades como Assis (1 mm), Rancharia (2 mm), Itapeva (1 mm) e Bauru (1 mm) devem ter algumas instabilidades nesta quinta-feira. Já a parte norte paulista e Minas Gerais terão tempo seco.

Na sexta-feira, as chuvas que afetavam o sul e oeste de São Paulo, devem se intensificar um pouco e podem afetar até o centro do estado. Os maiores acumulados acontecem em Itapeva (10 mm) Iguape (15 mm) e Assis (10 mm). Já o norte de São Paulo e Minas Gerais seguem com tempo seco.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira a condição começa a mudar em Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso. Isso porque uma frente fria avança vindo da região Sul do país e provoca chuva no sul dos dois estados. Há potencial para a ocorrência de temporais nas áreas que fazem fronteira com o Paraguai. Os acumulados de chuva, porém, não são tão significativos. Tempo seco persiste no restante de Mato Grosso e em Goiás.

Ao longo da sexta-feira, o tempo instável prevalece sobre grande parte de Mato Grosso do Sul, com chuva intensa, vendaval e fortes trovoadas. Não se descarta a chance para granizo e acumulados elevados no sul do estado. Atenção sempre redobrada para o risco de alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e transbordamentos de rios e córregos. Já no norte do estado e também em Mato Grosso e Goiás, sol e tempo firme predominam, sem previsão de chuva.

NORDESTE

A parte oeste da Bahia deve ter uma quinta-feira seca, chuvas mesmo só no centro do estado, ali próximo a Jacobina, com 8 mm acumulados. Já no Piauí e Maranhão há chance de leves garoas em algumas cidades no norte dos estados.

Na sexta-feira o tempo seca de uma vez e as áreas agrícolas dos três estados devem ter tempo seco.

NORTE

Na quinta-feira a chuva ocorre de forma mais volumosa no Acre, mas ainda insuficiente para aumentar de forma significativa os volumes dos rios. Os maiores acumulados ainda ficam mais restritos ao estado de Roraima e norte do Amazonas. Segue chovendo também no Amapá e metade norte do Pará.

A semana termina ainda com condição para chuva entre o Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, que ocorrem de maneira pontual e concentradas especialmente no final do dia. Altos acumulados na região de Belém-PA. Não se descarta a chance para trovoadas. Já entre Rondônia, demais áreas paraenses e Tocantins, nada muda: sol, bastante calor e ar seco predominam ao longo de todo o dia.

Veja aqui mais notícias sobre soja