As lavouras de soja em Campos Novos, na região central de Santa Catarina, ocupando 56 mil hectares, apresentam boas condições de desenvolvimento, entre as fases de enchimento de grãos (75%) e floração. A informação é do departamento técnico da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (Copercampos).
De acordo com fonte do departamento técnico, algumas áreas estão em fase final de enchimento de grãos e podem vir a ser colhidas dentro de 15 dias, muito embora a maior parte da ceifa seja esperada apenas para março. “Após bons volumes de chuvas em janeiro, que superaram os 200 milímetros, a expectativa agora é de um clima um pouco mais seco na região”, comenta.
A Copercampos não chegou a fazer uma nova expectativa de produtividade para as lavouras, preferindo esperar os primeiros trabalhos de colheita. Na época de cultivo, a expectativa inicial era de que o rendimento médio da soja pudesse ficar em 4.200 quilos por hectare.
O mais recente levantamento de Safra & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Santa Catarina de 746 mil hectares de soja na safra 2020/21, alta de 1,4% ante os 740 mil hectares registrados na safra anterior.
A produção de oleaginosa deverá atingir 2,642 milhões de toneladas, 8,7% acima das 2,43 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/20. O rendimento médio previsto deve ficar em 3.540 quilos por hectare, acima dos 3.300 quilos por hectare obtidos na temporada anterior.