A colheita da safra 2019/2020 de soja chegou na última quinta-feira, 02, a 83% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de sete pontos sobre os 76% de uma semana antes, é ligeiramente inferior aos 84% do mesmo período do ano passado e supera a média de cinco anos.
Os trabalhos estão encerrados em Mato Grosso, praticamente finalizados em Mato Grosso do Sul e Rondônia, e na reta final em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Nos estados mais tardios, a colheita avança sem percalços no Rio Grande do Sul, onde o tempo continua predominantemente seco, e começa a ganhar mais ritmo no Matopiba.
Produção menor
Também na última semana, a AgRural fez um novo corte na estimativa de produção do Brasil, que caiu dos 124,3 milhões de toneladas projetados em março para ainda recordes 123,8 milhões de toneladas.
Além de mais uma redução na produtividade do Rio Grande do Sul – a quarta consecutiva desde o início do ano -, também houve um pequeno ajuste para baixo em Santa Catarina. Parte das perdas dos dois estados, porém, são compensadas pelas boas produtividades registradas em outros estados.
Milho
Para a segunda safra de milho, o alerta segue ligado devido ao baixo volume e à má distribuição das chuvas em parte do Centro-Sul do Brasil, especialmente em Mato Grosso do Sul e no Paraná.