O analista associado do Instituto de Pesquisas Agroeconômicas da SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior, lembra que, levando-se em conta uma safra estimada em 82,336 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 64.480 milhões de toneladas.
– Tivemos o firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores. Considerando a manutenção aproximada no tamanho da safra, a motivação central para a aceleração das vendas ficou concentrada na variável preço, que depois de um período de pressão, voltou a subir neste último mês e trouxe de volta os vendedores ao mercado.
Neste caso, o cenário refletiu a combinação de cotações valorizadas no mercado de futuros da Bolsa de Mercadorias de Chicago, com forte alta na taxa de câmbio. Já na ponta compradora, a motivação se manteve em linha com a demanda externa e interna para soja e os subprodutos.
Além disso, os estoques de passagem podem não ser tão excedentes como se imaginava inicialmente depois que a indústria revisou para cima o processamento do ano anterior.