Neste momento de plantio da soja, tão importante quanto prever chuvas, é a avaliação da quantidade que já precipitou e a umidade acumulada no solo. Por isso, o Projeto Soja Brasil pediu a Editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, para trazer um panorama geral das condições atuais em diversas regiões do país.
No mapa das chuvas acumuladas nos últimos sete dias é possível notar que o norte e oeste de Mato Grosso foram as áreas mais beneficiadas pelas instabilidades com até 75 mm acumulados. Já o Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e parte do interior de São Paulo receberam no máximo 20 mm na última semana.
O problema para os estados do Centro-Oeste para cima, que tiveram poucas chuvas, é que a primeira semana de outubro promete ser seca para eles, já que as precipitações devem se concentrar na parte Sul do país, com maiores acumulados previstos para o Rio Grande do Sul.
Aliás, de maneira geral em outubro, devem chover acima da média no Sul do país, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste as precipitações podem ficar abaixo do normal para o mês.
Confira no vídeo a previsão do tempo para os seguintes municípios: Ituverava (SP), Cascavel (PR), Dourados (MS), Sinop (MT) e Rio Verde (GO).