A consultoria Datagro anunciou nesta terça-feira, dia 2, aumento em sua previsão de produção de soja no Brasil em 2018/2019 para 112,9 milhões de toneladas, o que representa queda de 8% ante o ciclo anterior. Até o mês passado, a consultoria projetava produção de 112 milhões de toneladas.
Apesar de ser uma área recorde, de 36 milhões de hectares (+2% ante o ciclo anterior), a produtividade deve fechar 9% abaixo de 2017/2018, em 3.145 quilos por hectare.
“Até novembro o clima foi bem favorável, o que permitiu a aceleração do plantio, mas em dezembro e parte de janeiro ocorreram perdas significativas por falta de chuvas”, disse o chefe de Grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Jr., citando o clima irregular em partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
- Aprosoja assina termo para transportar grãos pelo Canal do Panamá
- Brasil exportou 4,2% mais soja em março deste ano, mas recebeu menos por isso
Isso reduziu o potencial da safra, que era inicialmente de 125 milhões de toneladas. Ele ponderou, contudo, que as lavouras mais tardias vêm registrando resultados melhores do que as precoces, o que tem contribuído para elevar a produtividade média ante os resultados iniciais da safra.
Segundo a Datagro, até sexta-feira, 77,9% da safra estava colhida, em comparação com 77,43% da média histórica.