Saiba mais sobre a soja em Lavouras do Brasil
Segundo a Conab, a opção de muitos produtores pela soja, substituindo o plantio de milho, pode ser explicado pelo menor custo de produção e maior resistência do grão à estiagem. Se a área plantada se mantiver e houver condições climáticas favoráveis nas regiões onde o plantio é maior, a colheita da oleaginosa pode ultrapassar em 12,9% à da safra passada, de 57,16 milhões de toneladas, atingindo 64,56 milhões de toneladas, um número recorde.
O levantamento também mostra que a colheita de feijão deve crescer, apesar da redução no plantio, apresentando na primeira safra ? de três ao longo do ano ? aumento de 10,6% no volume, alcançando 1,49 milhão de toneladas. De acordo com a estatal, a variação se deve à recuperação da produtividade, afetada pela estiagem no último ciclo, principalmente no Paraná.
Em compensação, a pesquisa da Conab mostra que a produção de todas as outras culturas de verão poderá ter queda. A estimativa para o milho é de uma redução de 4,9%, ou 1,64 milhão de toneladas; para o arroz, de 4,7%, ou 586,3 mil toneladas, e para o algodão, de 1,3%, ou 24,7 mil toneladas.
A área total plantada com grãos no país deve chegar a 48 milhões de hectares, o que representa aumento de 0,7%, ou 324,1 mil hectares a mais do que na safra 2008/2009. Apenas a soja, com expansão de 6% terá mais área plantada, ocupando 23,05 milhões de hectares.
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 20 de novembro por cerca de 50 técnicos da Conab. Foram entrevistados representantes de cooperativas, secretarias estaduais de Agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural, agentes financeiros e revendedores de insumos.