Notícias - Soja Brasil

Soja: dia será marcado por tempo seco no Sul e chuvas no Nordeste

Segundo nota da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o tempo seco e quente deve se estender até meados de fevereiro. Confira a previsão do tempo para todos os estados!

O Rio Grande do Sul vive momentos difíceis com a falta de chuvas. Algumas áreas de soja já apresentam problemas no desenvolvimento. Segundo a Defesa Civil do estado, “o clima seco e quente está dentro da média prevista para o período. Esta condição meteorológica deverá se estender até o final do mês de fevereiro, com baixos volumes de chuvas”.

No restante do país, as chuvas seguem tanto no Sudeste, quanto no Nordeste e Centro-Oeste.

SUL

As poucas chuvas que atingiam somente o norte do Rio Grande do Sul se afastaram totalmente do estado nesta quarta-feira, 8. Santa Catarina também deve ter um dia mais seco. Chance de chuva mesmo só na parte leste e nordeste do Paraná. Em Jaguariaíva (PR), por exemplo, pode acumular até 10 mm.

SUDESTE

A região deve registrar chuvas quase generalizadas em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Os volumes, no entanto não devem ser tão grandes. Em Itapeva (SP), por exemplo, os acumulados não passam de 10 mm. Já em Uberaba (MG), a tendência é de chuvas inferiores a 8 mm.

CENTRO-OESTE

Na quarta-feira, pancadas de chuva ainda serão registradas em todos os estados do Centro-Oeste, além do Distrito Federal devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera. O volume de chuva ainda pode ser significativo especialmente em território goiano, mas de forma geral, ainda não se descarta o risco de temporais com trovoadas e ventos de moderada intensidade entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, incluindo Campo Grande e Cuiabá.

NORDESTE

As áreas de soja do Nordeste devem receber algumas garoas nesta quarta. Em Luís Eduardo Magalhães (BA) os acumulados não passam de 2 mm. Em Balsas (MA) os volumes serão inferiores a 3 mm. Já em Luzilândia (PI), as chuvas serão um pouco mais intensas, acima de 5 mm.

NORTE

Na quarta-feira, a condição de chuva é mantida sobre a maior parte da região Norte. Dessa vez, acumulados bastante significativos devem ser registrados entre o leste do Amazonas e o sul do Pará. Não se descarta o risco de transtornos como alagamentos inclusive em Manaus. Na faixa entre o oeste do Acre e de Amazonas o tempo se mantém firme. Não chove também no centro-norte de Roraima.