Soja: dias devem continuar quentes, mas com chuvas pontuais

Segundo a Somar meteorologia, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ter chuvas durante toda a semana. Confira a previsão para a sua região!

De acordo com imagens de satélite, na região Sul, há registro de chuva na faixa sudoeste do Rio Grande do Sul por conta de instabilidades que se aproximam dos países vizinhos. Já no Paraná, há regiões de chuva moderada próximos aos municípios de Guaratuba-PR e Matinhos-PR, com intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade moderada. Em Foz do Iguaçu-PR, também há registro de chuva com intensidade moderada e descargas elétricas. Também há um registro isolado no litoral de Santa Catarina, principalmente no norte do estado catarinense.

Na região Sudeste, as últimas horas foram marcadas por chuva em grande parte da faixa leste do estado de São Paulo. Neste momento, os núcleos de chuva mais forte estão no ABC, Mogi da Cruzes e parte leste da RMSP, também no litoral próximo a Bertioga e Caraguatatuba. Nas demais regiões do Brasil, há chuva em pontos da região Norte e Nordeste. O tempo seco predomina em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Terça-feira, dia 18

SUL

O avanço da frente fria pela costa da região Sul, mais os ventos que sopram em altitude alimentam as instabilidades por todo o sul do país. Chove forte ainda sobre áreas do oeste e norte gaúcho, leste de Santa Catarina e leste do Paraná. Tem risco para queda de granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h previstas para o estado gaúcho. Durante a tarde, pancadas rápidas, pontuais e acompanhadas de eventuais raios ocorrem entre o centro e o oeste do Paraná e de Santa Catarina. As temperaturas continuam altas, mas têm queda se comparadas aos dias anteriores no estado gaúcho.

SUDESTE

As temperaturas da tarde seguem elevadas e mais a umidade que segue elevada na atmosfera, favorecem as pancadas de chuva entre São Paulo, metade sul mineira e sul do Rio de Janeiro. Não se descarta o risco de granizo na metade leste de São Paulo, incluindo litoral e capital paulista. O tempo firme persiste na metade norte mineira, fluminense e em todo o Espírito Santo. Rajadas de ventos no litoral do Rio de Janeiro superiores a 60 km/h.

CENTRO-OESTE

Instabilidades atuam entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a chuva acontece em forma de pancadas mais frequentes no Mato Grosso e de forma isolada e pontual no Mato Grosso do Sul. O céu fica claro sem condições para chuva em todo o estado de Goiás, onde o sol predomina.

NORDESTE

Os ventos no alto da atmosfera, a mais de 10 km de altitude, seguem contribuindo para chuva em boa parte da região Nordeste, especialmente entre as áreas ao norte e leste. Os maiores acumulados seguem concentrados entre norte do Maranhão, Piauí e Ceará, com pancadas mais fortes.

NORTE

A chuva é mais frequente e volumosa no leste do Pará e do Amapá. Chuva de forte intensidade também nos arredores de Manaus. Em Roraima, se chover é em forma de pancadas rápidas e localizadas no período da tarde. No sul do Tocantins, o tempo segue firme por influência de uma massa de ar seco

Quarta-feira, dia 19

SUL

A combinação de fortes ventos em altos níveis da atmosfera mais a circulação dos ventos na costa mantém o tempo instável na maior parte da região Sul na quarta-feira. Há previsão de bons acumulados de chuva para a metade sul do Rio Grande do Sul. Grande parte do Sul fica com possibilidade para pancadas de chuva forte, com risco de granizo e ventos intensos (superior aos 80 km/h principalmente nas áreas costeiras). As temperaturas seguem elevadas em grande parte da região, apenas no sul gaúcho o tempo fica mais fechado e por isso as temperaturas são amenas.

SUDESTE

Quarta-feira pode chover com maior intensidade no período da tarde entre áreas do centro leste mineiro, sul do Rio de Janeiro e leste paulista. Principalmente por causa do calor e umidade presentes na região. Não se descarta o risco de queda de granizo nestas áreas. Já entre o norte fluminense, Espírito Santo e centro/norte de Minas Gerais o sol predomina entre poucas nuvens.

CENTRO-OESTE

Áreas de instabilidade associadas a umidade e calor presentes na atmosfera mantêm a condição para pancadas de chuva na maior parte do Centro-Oeste. Apenas entre Goiás e o norte do Mato Grosso do Sul, a expectativa é de tempo firme. As chuvas mais expressivas ocorrem entre o norte e oeste de Mato Grosso, já no Mato Grosso do Sul se chover é de forma mais pontual e sem grandes acumulados.

NORDESTE

Quarta-feira de pancadas no norte e no leste nordestino, por conta da circulação dos ventos na costa. Já entre a Bahia, Sergipe, e sul do Maranhão e Piauí, o tempo segue firme e ensolarado. O calor predomina mais uma vez.

NORTE

Será mais um dia abafado e com chance para pancadas de chuva em toda a região Norte. Áreas ao sul do Amazonas, Acre e Rondônia tem maior possibilidade para chuva volumosa e persistente. Nas demais áreas chove de forma mais pontual e sem grandes acumulados.

Quinta-feira, dia 20

SUL

Chuva ainda não dá trégua para a região. Os ventos em altitude e na costa alimentam a formação de nuvens carregadas em toda a região. O dia começa com chuva no oeste gaúcho, e nas demais áreas o sol aparece em períodos de melhoria entre a tarde e a noite, com isso as temperaturas se mantêm altas durante a tarde. A combinação de calor e umidade favorecem as pancadas de chuva a partir da tarde, com risco para rajadas de ventos de 70 km/h no Rio Grande do Sul e queda de granizo. No sul do estado gaúcho, as temperaturas diminuem gradualmente

SUDESTE

Quinta-feira de instabilidades ganhando força em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, com risco de pancadas fortes a partir da tarde com eventual risco para queda de granizo. Chove em grande parte do Rio de Janeiro em forma de pancadas de intensidade moderada no final do dia. O tempo firme predomina entre o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, pela influência da massa de ar seco. As temperaturas seguem elevadas em toda a região. No litoral do Espírito Santo, as rajadas de vento podem alcançar 60 km/h.

CENTRO-OESTE

Instabilidades se espalhando pelo Centro-Oeste. Uma região de baixa pressão e os ventos em altos níveis da atmosfera, garantem a formação de nuvens carregadas nos três estados. São esperadas pancadas de chuva de fraca intensidade, e com baixo volume. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.

NORDESTE

Avanço da massa de ar seco pelo interior nordestino, assim o sol predomina desde a Bahia até a Paraíba. O calor predomina em todo o nordeste, com máximas que ultrapassam os 30°C.

NORTE

Chuva abrangente em toda a região, e as pancadas são mais fortes entre Amazonas, Acre e Rondônia. Nas demais áreas o tempo abafado e quente favorece as pancadas somente no final do dia. de intensidade moderada.

Veja mais notícias sobre soja