As exportações brasileiras em setembro alcançaram quase 29 bilhões de dólares, registrando um crescimento de 4,4% em comparação ao mesmo mês de 2022. A agropecuária representou mais de 22% dos embarques nesse período, sendo que soja e milho estão em uma acirrada disputa pela preferência nos portos do Brasil, conforme destaca o Agroexport desta semana.
Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural, discutiu os dados que apontam um aumento de 50% no volume exportado dessas duas commodities em setembro. Esse crescimento é significativo, com mais de 15 milhões de toneladas embarcadas, 50% acima do volume de setembro de 2022 e três vezes o registrado em setembro de 2014.
Ferreira destacou a sazonalidade nos embarques de soja e milho, observando que, em setembro, a preferência é do milho. Ele apresentou gráficos que mostram o expressivo desempenho nas exportações de soja, que está próxima do recorde anual, e do milho, que está superando as expectativas, alcançando entre 45 a 50 milhões de toneladas.
A análise revelou que, mesmo em um ano de bienalidade negativa, o crescimento nas exportações foi notável. O milho, em particular, tem se destacado, superando a soja em alguns momentos nos últimos 10 anos, especialmente em setembro.