Até o momento o Brasil registra apenas 194 ocorrências de ferrugem asiática na soja, muito abaixo dos 370 casos reportados na mesma época do ano passado. Como a colheita da soja está praticamente finalizada em seis grandes estados brasileiros, a tendência é que a safra 2019/2020 marque um recorde positivo de menor incidência da doença desde meados de 2004, quando o levantamento começou a ser realizado.
O último caso da doença reportado no Brasil, em 2020, aconteceu no dia 13 de abril, em Jales, São Paulo. Em um mês, ou seja desde 13 de março, apenas 12 casos foram registrados no país, mostrando uma desaceleração frente aos meses anteriores: de fevereiro para março foram 52; de janeiro para fevereiro foram 78; de dezembro para janeiro foram 41 casos.
Confira abaixo o comparativo desta safra com a 2018/2019:
Quem mais registrou casos
Normalmente o Rio Grande do Sul lidera em quantidade de casos registrados de ferrugem asiática no país. Mas este ano, devido ao prolongado período de seca no estado, que não favorece a doença, a primeira posição ficou com o Paraná, com 71 casos até agora, 22,4% a mais que os 58 casos vistos no ano passado. Aliás os paranaenses são os únicos a registrarem mais casos neste ano do que no ano passado.
Na segunda posição aparece Mato Grosso do Sul com 37 casos, depois vem Goiás com 23 casos e ai sim aparece o Rio Grande do Sul com 22 casos. Confira abaixo!