A Emater do Rio Grande do Sul reduziu a estimativa da safra de soja do estado em 16%, para 16,5 milhões de toneladas. O motivo é a seca que atingiu a região nesta temporada. De acordo com a consultoria ARC Mercosul, as perdas na safra gaúcha devem ultrapassar os 25% e gerar impactos nos prêmios pagos nos portos, já que o estado é um grande exportador do grão. O tema será debatido durante o Fórum Soja Brasil que acontecerá nesta próxima quinta-feira, 5, a partir das 14h30, na Expodireto Cotrijal.
“Infelizmente para o produtor rural gaúcho o ano será bastante ruim. Com perdas no milho e agora, na colheita da soja, perdas bastante agressivas. O número da Emater é bastante conservador, pois as perdas por lá já ultrapassam os 25%, acredito. Tem produtor que relata já ter perdido mais da metade da safra”, afirma Matheus Pereira, diretor da consultoria ARC MercOsul.
Segundo ele os mapas estão mostrando que o clima não deve melhorar e os dias que se seguem devem ser bastante secos no estado. “Isso vai intensificar ainda mais as perdas de produtividade na região”, diz Pereira.
O Projeto Soja Brasil marca presença em uma das maiores feiras agropecuárias do país: a Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque(RS). Em sua 8º edição, o evento marcado para começar às 14h, levará aos produtores rurais discussões sobre o futuro da soja diante das crises mundiais, safra brasileira e custos de produção.
Alguns palestrantes já confirmaram presença no evento: Rogério Vian, engenheiro agrônomo, Fabrício Rosa, diretor da Aprosoja Brasil e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira. A tradicional roda de conversa será mediada pela apresentadora do Canal Rural Kellen Severo.
O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural e Facebook do Projeto Soja Brasil a partir das 14h30 e será possível participar enviando perguntas para o Whatsapp (11) 98524-0073.
As inscrições são gratuitas. Basta clicar no banner abaixo!
Participe do Fórum Soja Brasil na Expodireto Cortijal