Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frio perde intensidade e chuvas só para o Sul e para o Norte do país

Segundo a meteorologia, até o dia 30 de maio o regime de precipitações ficará restrito a estas duas regiões. Também não há alerta para granizo neste período.

Até o final do mês as chuvas ficarão concentradas no Norte, Nordeste e no Sul do país. Não há previsão de pancadas no Centro-Oeste e boa parte do Sudeste. No Sul deve chover de 50 até 150 milímetros acumulados até o dia 30 de junho. As temperaturas não devem ficar baixas o suficiente para provocar as geadas neste período.

O frio ainda predomina no Centro-Sul do país, a terça-feira começa com a atuação de uma alta pressão na região, que inibe a formação de nuvens mais desenvolvidas, assim como mantém o tempo seco e as temperaturas caem rapidamente no decorrer da madrugada. Apesar da sensação de frio, a intensidade é menor do que a observada nos últimos dias e, por isso, as condições para formação de geada diminuem. Nas demais áreas do país o predomínio também é de tempo firme, com instabilidades e chuva apenas no litoral do Sudeste, na altura do Espírito Santo, no litoral leste do Nordeste e extremo norte da região norte.

SUL

O tempo firme continua predominando em toda a região Sul do Brasil, por conta da atuação de uma massa de ar seco. A temperatura se eleva e diminui a sensação de frio, assim como as condições para ocorrência de geadas em todos os três estados.

SUDESTE

O tempo firme predomina na maior parte do estado de São Paulo e também em praticamente todo o Estado de Minas Gerais. As temperaturas seguem amenas e mantêm a sensação de frio, especialmente durante as primeiras horas do dia, sem risco para extremos. No decorrer da tarde, a temperatura se eleva de forma gradativa.

CENTRO-OESTE

As instabilidades perdem força e o tempo firme volta a predominar em toda a região Centro-Oeste. Com o tempo firme a umidade relativa do ar diminui em todo o estado mato-grossense

NORDESTE

As pancadas de chuva persistem no litoral leste e norte, ainda com chuva volumosa persistente no litoral baiano, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. O tempo firme predomina no interior da região continuando sem risco para chuva. O mar é bastante agitado desde a Bahia até o Pernambuco, com ondas acima de 2,5 metros de altura.

NORTE

As pancadas de chuva persistem nas áreas mais ao norte da região, com acumulados expressivos ainda entre o noroeste do Amazonas, Roraima e noroeste do Pará. Nas áreas mais ao sul, o tempo firme predomina ao longo do dia devido ao avanço de uma massa de ar seco.

Quarta-feira

SUL

A massa de ar seco ainda predomina e deixa o tempo seco em todos os estado da
região sul. A temperatura se eleva gradativamente, diminuindo cada vez a sensação de frio e inibindo a formação de geada. No entanto, como tempo seco predomina, a umidade relativa do ar diminui principalmente no estado de Santa Catarina.

SUDESTE

As instabilidades perdem força e a massa de ar seco avança sobre o Sudeste, mantendo o tempo seco em praticamente toda a região. Dessa vez, as pancadas de chuva ficam concentradas apenas no nordeste do Estado do Espírito Santo, onde há risco para chuva forte em pontos isolados. O dia ainda começa frio, mas as temperaturas seguem em elevação e diminuem a sensação de frio comparada aos dias anteriores.

CENTRO-OESTE

O tempo continua seco em todo o Centro-Oeste, deixando a umidade relativa do ar baixa novamente no Mato Grosso, Mato Grosso do sul e também no interior de Goiás com valores que podem ficar abaixo dos 30%. Para os próximos dias, a massa de ar seco continua atuando na região e a tendência é que a umidade relativa do ar fique ainda mais baixa, deixando os valores críticos até pelo menos o final do mês de junho.

NORDESTE

As pancadas de chuva persistem no leste e norte sendo influenciados pela entrada de ventos úmidos que sopram do oceano. No entanto, as pancadas de chuva perdem força no litoral baiano e diminuem o risco para temporais. Na maior parte da região, o tempo firme ainda predomina e o tempo é bastante abafado

NORTE

O tempo firme ainda predomina desde o Tocantins até o Acre por conta da massa de ar seco. Já nas áreas mais ao norte, as instabilidades tropicais favorecem a formação de nuvens carregadas e a chuva persiste, principalmente no noroeste do estado do Pará, onde a chuva é bastante volumosa.

Quinta-feira

SUL

Na quinta-feira, uma frente fria avança pelo Sul do país e leva chuva para todo o Estado do Rio Grande do Sul, extremo sudeste e sudoeste de Santa Catarina. Não são esperados acumulados elevados para a faixa leste do estado gaúcho, porém no oeste, a influência do corredor de umidade da Amazônia deixa os acumulados um pouco mais elevados, sem risco para acumulados exagerados

SUDESTE

o tempo continua firme em quase toda a região Sudeste, apenas no extremo nordeste do Espírito Santo é que a condição para chuva continua, porém sem risco para acumulados elevados. As temperaturas ficam um pouco mais amenas e a sensação de frio diminui principalmente no período da manhã.

CENTRO-OESTE

A quinta-feira será marcada por tempo seco e predomínio de calor em toda a região centro-oeste. Por conta da atuação desta massa de ar seco a umidade fica mais baixa, com isso, aumenta o risco para entrar em estados mais críticos.

NORDESTE

O litoral da região continua com chuva e a sensação é de tempo abafado no período da tarde. Os acumulados são mais expressivos na Bahia e na faixa norte, porém sem risco para acumulados extremos

NORTE

O tempo continua com chuva na faixa Norte e os maiores acumulados se concentrando no Estado de Roraima e nordeste do Pará. A temperatura não oscila muito e a sensação de abafado predomina em toda a região, principalmente na faixa sul

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile