Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja: Mato Grosso e Goiás terão boas chuvas neste início de outubro

Segundo a meteorologia, o produtor deve avaliar se vale semear agora já que o índice de umidade no solo é baixo e as precipitações não irão compensar o período seco que virá

Outubro ainda começa com bons volumes de chuvas para produtores de soja do Centro-Oeste, Sudeste e Paraná. Nos estados do Sul o problema é justamente o excesso de água, que atrapalha o plantio, sendo que o solo está com mais de 70% de umidade. Situação oposta à vivida por produtores do noroeste de Mato Grosso que tem apenas 10% de umidade.

A segunda quinzena de outubro será mais seca tanto em Mato Grosso, quanto Goiás e norte de São Paulo, com apenas 10% de umidade no solo. Até o dia 7 de outubro a perspectiva é de que estes estados tenham no máximo 20 milímetros acumulados cada um. No Sul a perspectiva é de receber até 55 milímetros acumulados.

Terça-feira

A aproximação de uma frente fria traz temporais entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná, principalmente na região de Foz do Iguaçu e entre Guarapuava e Pato Branco, neste último estado. Salienta-se que na região de Foz do Iguaçu, as instabilidades ainda são tão fortes, que chegaram a causar fortes rajadas de vento e até queda de granizo entre ontem e esta madrugada.

SUL

A frente fria avança em direção ao oceano, uma área de alta pressão atmosférica avança pelo sul e deixa o tempo firme novamente em áreas da metade sul do estado gaúcho, onde o sol volta a predominar entre poucas nuvens. No entanto, sobre o norte do estado o sistema frontal ainda mantém o tempo instável e com isso, tem previsão de chuva nas primeiras horas do dia, em forma de pancadas. Entre o noroeste gaúcho, oeste catarinense, sul e oeste paranaense, a chuva ocorre de forma mais volumosa e acompanhada por descarga elétrica e rajadas de vento de até 60 km/h. Até o fim do dia as instabilidades avançam entre Santa Catarina e Paraná, apesar da grande quantidade de nuvens as temperaturas no interior do último estado seguem elevadas. Já entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas da tarde permanecem amenas.

SUDESTE

A chegada de uma frente fria combinada a umidade vinda da região Norte organiza instabilidades e provoca chuva em grande parte do Sudeste. No entanto, a chuva será de menor intensidade e em forma de pancadas rápidas isoladas. O tempo até volta a firmar com aberturas de sol entre poucas nuvens no extremo norte de São Paulo, incluindo a região de São José do Rio Preto e no triângulo mineiro, locais onde não há condições de precipitação. além disso, o tempo segue firme no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas, o que gera sensação de abafamento na faixa interiorana. Rajadas de vento superiores a 60 km/h são previstas em Vitória.

CENTRO-OESTE

O tempo segue instável na maior parte do Centro-Oeste. Há condição para chuva em quase toda a região, com exceção de um pequeno trecho no sul de Goiás. Porém, é importante destacar que não são todas as cidades que verão a chuva: são pancadas isoladas e mal distribuídas, que podem atingir um município com forte intensidade, rajadas de vento (e até granizo no sul do Mato Grosso do Sul), enquanto a cidade vizinha não recebe uma gota de chuva. Como o sol aparece, as temperaturas sobem e passam dos 30°C na maior parte da região, garantindo calor.

NORDESTE

Tempo seco novamente em grande parte do Nordeste, assim as temperaturas seguem bastante elevadas no período da tarde. A chuva ocorre no litoral apenas entre Bahia e Sergipe, devido a umidade que vem do oceano, mas de forma muito pontual e sem grandes acumulados.

NORTE

A chuva ainda se espalha pela maior parte da região, mas dessa vez, as instabilidades tropicais ganham intensidade e a chuva ocorre em forma de pancadas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas em toda a faixa sul da região, desde o Amazonas até o Pará. No Tocantins, também há riscos para temporais, especialmente na capital.

Quarta-feira

SUL

Pouca mudança no tempo na região Sul. As instabilidades ainda provocam chuva desde o centro gaúcho até o Paraná. Já nas primeiras horas do dia, as pancadas são fortes entre Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais, trovoadas e rajadas de vento. Os ventos na costa da região ganham força e há risco para rajadas no litoral catarinense e paranaense de até 55 km/h, e as ondas na costa de Santa Catarina podem alcançar até 4m de altura. Somente do oeste ao sul do Rio Grande do Sul, o sol predomina e garante um dia de tempo firme. As temperaturas da manhã e da noite diminuem aos poucos no interior gaúcho devido aos ventos que sopram de sul, enquanto nas áreas de chuva a máxima fica amena por conta do excesso de nebulosidade.

SUDESTE

A frente fria continua influenciando no tempo do Sudeste durante a quarta-feira. O sistema organiza instabilidades especialmente na faixa litorânea paulista e fluminense. A chuva pode ser intensa no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, inclusive nas Capitais desses estados, onde trovoadas, acompanhadas de grandes volumes de chuva ocorrem no fim do dia. Nas demais áreas do Sudeste, como no interior de São Paulo e metade sul de Minas Gerias, a chuva ocorre de forma isolada e sem grandes acumulados, intercalada com períodos de tempo aberto. Entre o norte de Minas Gerais e o Espírito Santo o sol predomina entre poucas nuvens e não chove. O calor ainda estará presente durante a maior parte da quarta-feira, mas no fim do dia os ventos de sul passam a predominar no sul e leste paulista e sobre o Rio de Janeiro, diminuindo a temperatura.

CENTRO-OESTE

Não chove no extremo nordeste de Goiás. No centro e sul do Mato Grosso do Sul, a chuva se intensifica e é mais abrangente e volumosa, por causa da frente fria que atua na costa do Sudeste. Risco de temporais também no noroeste e centro do Mato Grosso. Nestas áreas, há risco para queda de granizo. Já, nas demais localidades, a chuva ainda ocorre de forma rápida e isolada. Como os ventos não mudam de direção, as temperaturas continuam elevadas e faz calor nos três estados da região e no Distrito Federal.

NORDESTE

O dia será de tempo quente e seco em grande parte do Nordeste. Onde tem previsão de chuva, no leste nordestino, desde o litoral sul da Bahia até a costa da Paraíba, a chuva ocorre de forma muito isolada e é intercalada com períodos de sol.

NORTE

Durante a quarta-feira o tempo continua instável e quente em grande parte da região Norte. A sensação é de tempo bastante abafado em praticamente toda a região. As chuvas mais volumosas seguem concentradas no oeste do Amazonas, Roraima e Acre.

Quinta-feira

SUL

A massa de ar seco avança pela região Sul, e o tempo firme predomina em todo o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e extremo sul paranaense. Ainda chove em áreas do Paraná e norte catarinense, mas dessa vez a chuva será mais fraca e com menor volume. As temperaturas da manhã diminuem ainda mais, e a sensação é de frio em áreas da campanha e sul gaúcho, com mínimas próximas de 6°C na fronteira com Uruguai e região da serra gaúcha. Durante a tarde, a temperatura sobe pouco, e o dia será de friozinho no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, enquanto no Paraná mesmo com chuva, a temperatura sobe e o dia será de sensação de abafamento.

SUDESTE

As chuvas do leste da região Sudeste perdem intensidade, exceto no norte do Rio de Janeiro, onde temporais ainda são previsto. Entretanto, o que prevalece é o tempo mais nublado com chuvas leves ou chuvisco ao longo do dia na maior parte do Sudeste. O destaque é a queda acentuada nas temperaturas devido à entrada de ventos predominantes do quadrante sul, que diminuem as temperaturas principalmente no sul e leste de São Paulo.

CENTRO-OESTE

A primeira metade do dia com predomínio de sol, garantindo a forte elevação das temperaturas. Durante a tarde, as nuvens carregadas se formam e levam chuva para os três estado do Centro-Oeste e para o Distrito Federal, ainda de forma mal distribuída e não atingindo todos os municípios. Só no sul do Mato Grosso do Sul que os termômetros não passam dos 30°C, marcando cerca de 25°C.

NORDESTE

Quinta-feira de chuva fraca e isolada em toda a costa leste nordestina, por influência dos ventos úmidos que sopram do mar conta o litoral. Já no interior da região, a massa de ar seco ainda atua e garante mais um dia ensolarado e quente.

NORTE

O tempo se mantém instável principalmente na faixa oeste da região, com os maiores acumulados se concentrando no extremo oeste, onde a chuva ocorrerá com rajadas de vento e descargas elétricas. Já na faixa leste, há condição para o tempo permanecer estável e seco.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile