Nestas três regiões além das chuvas estão previstos também fortes ventos e até granizo. Veja como fica o clima até quinta-feira!
As imagens de satélite mostram que a terça-feira começa com a aproximação de uma frente fria pela fronteira sul do Rio Grande do Sul, chuva e descargas elétricas já são observadas nas cidades de divisa com o Uruguai. Na fronteira oeste do Paraná, também nota-se a aproximação nuvens vindas do Mato Grosso do Sul e Paraguai, nas demais áreas da região Sul, predomínio de tempo seco e céu com variação de nuvens. Em grande parte da região Sudeste e Centro-Oeste, muitas nuvens e chuva significativas ocorreram durante a madrugada de hoje e a noite de ontem, os estados mais atingidos foram São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
SUL
Um sistema de baixa pressão atmosférica que traz umidade da Amazônia continua influenciando a região Sul. A chuva continua nos três estados, com acumulados mais expressivos no pelo oeste de Santa Catarina e Paraná, e também sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo fica fechado e com possibilidade para pancadas de chuva a qualquer hora. No oeste do Paraná e norte de Santa Catarina não se descarta a chance para queda de granizo. As temperaturas se elevam apenas pela metade sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná. No centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná, as temperaturas ficam baixas e sem muitas variações por causa do tempo nublado com chance para pancadas de chuva.
SUDESTE
O tempo segue firme na metade norte de Minas Gerais e abrange todo o Estado do Espírito Santo. Nestas áreas faz muito calor por conta do tempo aberto. No oeste paulista há previsão de chuva forte, rajada de vento e até risco para queda de granizo. Nas demais áreas do Sudeste as pancadas ocorrem de forma isolada.
CENTRO-OESTE
Há risco para novos temporais no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente na divisa com o Paraná pela presença de uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai. Nas demais áreas Centro Oeste também pode chover, mas de forma pouco expressiva, devido ao calor e umidade da região.
NORDESTE
O sol predomina em praticamente todo Nordeste. As condições para chuva continuam restritas a pequenas porções do litoral, de forma rápida pela manhã e em algumas cidades do oeste da região, à tarde, isoladamente.
NORTE
No decorrer da terça-feira, a combinação de calor e umidade ainda favorece a formação de instabilidades em praticamente todo o norte, especialmente em áreas do oeste da região.
Quarta-feira
SUL
O dia será mais um dia marcado por temporal no oeste do Paraná. O volume de chuva previsto para áreas entre Cascavel e Marechal Cândido Rondon é elevado. Há risco novamente para queda de granizo na região. A chuva também se espalha pelas demais áreas do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, em forma de pancadas isoladas, mas sem previsão de grandes acumulados.
SUDESTE
A chuva ganha ainda mais intensidade no oeste de São Paulo. Há novamente risco para queda de granizo. Além disso, toda área de divisa com o Paraná tem possibilidade de receber maiores volumes de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas do estado de São Paulo, centro e sul de Minas Gerais também há condições de instabilidade, mas sem grande intensidade. A tarde faz calor em praticamente todo o Sudeste
CENTRO-OESTE
As instabilidades associadas baixa pressão no Paraguai novamente provocam chuva forte, volumosa e com risco de granizo no sul de Mato Grosso do Sul. O calor e a umidade presentes no Centro Oeste também favorecem condição para pancada de chuva, de forma isolada, nas demais áreas da região. O calor persiste em todo Centro Oeste.
NORDESTE
O tempo seco persiste na maior parte do Nordeste e os ventos úmidos do oceano ainda garantem algumas pancadas de chuva em áreas litorâneas, sem grandes acumulados. A temperatura segue elevada.
NORTE
A quarta-feira será mais um dia de calor e tempo úmido em grande parte do Norte. Ainda há expectativa para pancada de chuva isolada em grande parte da região.
Quinta-feira
SUL
O dia continua com condição para chuva em todo a região Sul do Brasil, com os maiores acumulados no extremo leste e extremo oeste do Paraná. Nestas áreas onde a chuva ocorre de forma mais forte, há condição para temporais, com rajadas de vento de intensidade forte, intensa atividade elétrica, além de possibilidade para granizo na faixa oeste, porém de forma pontual e isolada. As temperaturas continuam caindo, aumentando a sensação de frio, principalmente na faixa sul da região, porém sem risco para extremos.
SUDESTE
A chuva continua espalhada pela faixa sul da região Sudeste do Brasil, somente no norte de Minas Gerais e Espírito Santo é que o tempo ficará seco e sem condição para chuva. Os maiores acumulados se concentram no extremo sudeste de São Paulo e na divisa com Rio de Janeiro. Nestas áreas, a chuva vem seguida por descargas elétricas, rajadas de vento de intensidade moderada/forte e condição para granizo em pontos isolados e pontuais. A temperatura cai um pouco, porém sem condição para extremos.
CENTRO-OESTE
As instabilidades continuam concentradas nos estado de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, com os maiores acumulados, acompanhados por descargas elétricas e rajadas de vento forte, permanecem na divisa com o Estado de Goiás e no sul do Mato Grosso do Sul. As temperaturas caem levemente, mas a sensação de calor continua em toda a região. Apenas no norte de Goiás é que o tempo seco continua predominando.
NORDESTE
Tempo seco persiste na maior parte do interior do Nordeste, além do sul da Bahia. Os ventos úmidos do oceano ainda garantem algumas pancadas de chuva em áreas litorâneas faixa leste da região, porém sem grandes acumulados exagerados. A temperatura segue elevada, principalmente no interior da região.
NORTE
Mais um dia de calor e tempo úmido em grande parte da região Norte. Ainda há expectativa para pancada de chuva isolada em grande parte da região, porém sem risco para tempestades severas.