Após o fim do vazio sanitário, produtores do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) se preparam para o plantio de soja. Muitos ainda esperam a regularização das chuvas para iniciar o plantio, outros já deram a largada e agora torcem para chover.
O Tocantins já está com o processo de semeadura em andamento, informou Ronaldo Mendes da Sementes Eliane, sendo o único estado da fronteira que o plantio já acontece, pois no restante do Matopiba não há umidade suficiente no solo.
“O plantio de soja já teve início em algumas localidades desde o dia 5 de outubro. Estima-se que próximo de 5% do estado já esteja plantado, principalmente na região do Vale do Araguaia. Percebemos que para as regiões norte e oeste, está tudo alinhado para uma sequência de plantio nos próximos dias. Já para região sul o cultivo deve iniciar somente a partir do dia 25 de outubro, pois, devido as características climáticas. No Leste do Tocantins, devido às particularidades de solo, o plantio também deve ficar mais tardio”, comentou Ronaldo.
No Piauí, as chuvas ainda estão escassas, chovendo até o momento entre 5 a 10 mm em algumas regiões, aponta Gregory Sander da Sementes Progresso. “Poucos produtores plantaram. A maioria está na expectativa, acreditando que o clima deverá mudar nos próximos dias”, diz.
O vice-presidente da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba (Aprosem), Idone Grolli, destaca que na região do Maranhão é tradição as primeiras chuvas na primeira quinzena de outubro.
“Tiveram algumas chuvas na divisa do Tocantins com o Maranhão, onde já plantaram aproximadamente 50 mil hectares. Agora as chuvas cessaram e os agricultores aguardam as próximas, previstas para todo o estado no início de novembro”, conta Grolli.
Na Bahia há previsão de chuvas regulares para as áreas de cultivo de soja, segundo o diretor executivo da Aprosem, Ivanir Maia. “No oeste da Bahia choveu pouco, em manchas, mas o plantio ainda não foi iniciado, a não ser nas áreas irrigadas através do sistema de pivôs”, afirma.
Clima não favorece plantio
Por enquanto, as previsões do tempo para o Matopiba não favorecem o plantio da soja antes de dezembro em boa parte dos estados. Alguns municípios até podem registrar algumas chuvas isoladas antes disso, mas com baixos volumes e períodos de seca com mais de 20 dias, logo após.
Para ajudar na tarefa de se programar para o plantio e, considerando as diferenças entre a parte sul e norte dos estados do Matopiba (que inclusive possuem períodos de vazio sanitário diferentes), separamos dois municípios por estado (um no norte e outro mais no sul).
Segundo a meteorologista da Somar Heloísa Pereira, em novembro os modelos de previsão indicam que as chuvas começam a retornar ao Matopiba. Continue lendo a reportagem no link abaixo!