Presidente da Aprosoja-RS ressalta que não houve atrasos no plantio e acredita em produção recorde
A safra gaúcha de soja está com um bom desenvolvimento e com o plantio praticamente concluído. Em entrevista ao programa Mercado & Companhia, o presidente da Associação dos Produtores (Aprosoja-RS), Décio Teixeira, faz uma balanço da produção no terceiro maior Estado produtor do país.
• Deral prevê queda de 4% na produção da segunda safra de grãos no Paraná
O Rio Grande do Sul está na reta final da semeadura dos seus 5 milhões de hectares para esta safra. Segundo Teixeira, apenas algumas regiões estão em processo final de plantio, mas que tudo ocorreu dentro do esperado.
– O serviço de plantio está praticamente concluído, nós estimamos que 99% da área já foi plantada. As condições, até agora, são melhores que a da última safra. Tivemos poucas chuvas em algumas áreas, mas não faltou. Nós estamos muito esperançosos e aguardamos uma grande safra – salienta.
Com relação à produtividade, o dirigente também acredita em safra recorde no Estado. Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Rio Grande do Sul deve produzir cerca de 13,7 milhões de toneladas, 7,1% a mais do que em 2013/2014.
– Eu acho, sim (que haverá safra recorde). É a maior área já plantada no Rio Grande do Sul. Nossa expectativa é de 50 sacas por hectares. Se isso se confirmar, será um recorde de produção – analisa Décio Teixeira.
Clique aqui e veja a entrevista do presidente da Aprosoja-RS ao Mercardo & Companhia.