De acordo com a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Ana Cláudia Barneche, a nova variedade da oleaginosa ainda está em VCU (teste de valor de cultivo e uso), necessário para a extensão de seu registro para uso no Rio Grande do Sul, nos municípios de Pelotas, Capão do Leão, Passo Fundo e Três de Maio. Segundo ela, a soja oferece vantagens para a região por sua possibilidade, enquanto produto novo, para a exploração na agricultura familiar com bom valor agregado.
? A nova cultivar tem o sabor bastante agradável. Apresenta sementes grandes, sabor suave, sendo ideal para produção de queijo de soja (tofu), farinhas e extrato de soja (leite) ? acrescenta a pesquisadora.
Ela lembra ainda que a BRS 267 pode ser consumida como soja verde ou hortaliça e é utilizada, principalmente, para alimentação.
Conforme a pesquisadora, a soja destaca-se entre as fontes alimentícias vegetais pelo seu enorme potencial de utilização para a alimentação humana. Fonte de óleo vegetal, seu grão também possui 40% de proteínas de alto valor biológico.