Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná e Rio Grande do Sul podem enfrentar temporais nos próximos dias

Segundo a Somar Meteorologia, Mato Grosso do Sul também deve ter bons volumes de precipitações nesta semana. Confira a previsão completa para o seu estado!

Enquanto as chuvas constantes não chegam para os produtores de Mato Grosso e Goiás, impedindo em alguns casos o plantio da soja. No Paraná a chuva tem vindo em excesso e apesar da pausa no fim de semana, ela voltou com intensidade nesta segunda-feira. O Rio Grande do Sul também sofre com fortes temporais e rajadas de vento devido a uma frente fria estacionada. Até o dia 30 de setembro os gaúchos receberão aproximadamente 80 milímetros acumulados. Já o Paraná pode registrar até 55 milímetros acumulados nesse período.

Hoje

A terça-feira começa com muita nebulosidade sobre parte do Centro-Oeste brasileiro, sendo que em Mato Grosso do Sul, instabilidades provocam chuva com acumulados significativos, próximos dos 20 milímetros nas últimas 3 horas. A região Sul do país também conta com muitas nuvens, principalmente no sudoeste do estado gaúcho devido a aproximação de instabilidades associadas a uma área de baixa pressão na altura da Argentina e Paraguai. A região Sudeste conta com tempo firme e no Nordeste, chuvisco apenas na costa leste. Na faixa norte do Brasil, predomina o tempo seco com alguma pancada de chuva localizada no Amazonas e Roraima.

SUL

A condição é de tempo chuvoso no estado do Rio Grande do Sul e ao final do dia avança entre os estados de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Há chance para rajadas de ventos acima de 60 km/h no litoral sul e pelo noroeste do estado gaúcho e pelo oeste catarinense. As temperaturas não devem subir muito por conta do tempo fechado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, enquanto que no Paraná, o calor deve ser intenso na parte da tarde. Ademais, o mar fica agitado pelo litoral sul do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

O calor continua em toda região Sudeste do país, com chances para recordes de temperatura. Isto ocorre por conta dos ventos de norte e noroeste que trazem calor do interior do país. O tempo fica firme por toda região, com condições para aumento de nebulosidade apenas pelo norte do Espírito Santo. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% em boa parte da região, com exceção apenas para o litoral.

CENTRO-OESTE

As pancadas de chuvas se concentram por praticamente todo Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. Em Goiás, não há condições de precipitação. O calor segue excessivo com umidade relativa do ar baixa.

NORDESTE

As chuvas seguem do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte e retorna para o oeste do Maranhão, mas com baixo acumulado e precipitações dispersas. No interior da região a estiagem já chega perto dos 200 dias e o tempo seco favorece a rápida elevação das temperaturas à tarde.

NORTE

As precipitações vem acompanhadas de trovoadas, mas sem grandes transtornos. Chove em toda a região Norte, inclusive no Tocantins, porém de forma isolada e com baixos volumes. As temperaturas seguem elevadas.

Quarta-feira

SUL

A chuva ocorre pela manhã e deve perder intensidade pelo Rio Grande do Sul. Até a parte da tarde ela alcança intensidade moderada e com riscos para temporais pelo oeste do Paraná e de Santa Catarina por conta de um sistema de baixa pressão que traz calor e umidade para o sul do país. Mais uma vez as temperaturas evem ficar amenas por todo Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Já no Paraná as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas por conta dos ventos de quadrante norte/noroeste.

SUDESTE

Uma nova área de instabilidade avança pela região levando chuva para São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sul de Minas e Triângulo Mineiro. As chuvas mais intensas ocorrem pelo sul de São Paulo, pela região de Sorocaba, onde as tempestades são acompanhadas de trovoadas e riscos de granizo. Nas demais áreas, o tempo fica firme, mas as temperaturas seguem altas por toda região e sem grandes variações.

CENTRO-OESTE

Volta a chover forte no Centro-Oeste. Uma nova área de instabilidade à oeste da região traz temporais para o centro do Mato Grosso e o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Esses temporais são acompanhados de descargas elétricas. No Mato Grosso do Sul, os ventos podem ficar fortes e há risco de granizo. Apesar das chuvas, as temperaturas seguem altas pela região e a umidade relativa do ar fica baixa, principalmente no norte de Goiás.

NORDESTE

A chuva volta para boa parte do Maranhão. Isso ocorre devido à circulação dos ventos que traz umidade do oceano para o continente. Chove também no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até sul da Bahia, mas de forma fraca. Já no sertão nordestino o tempo segue seco e com baixa umidade do ar, que pode chegar a nível de atenção em vários municípios.

NORTE

O tempo fica bastante instável pela região e chove em quase todos os estados. Os maiores acumulados devem ocorrer entre o noroeste do Amazonas e oeste do Pará. Nas demais áreas pode chover a qualquer hora do dia com pancadas rápidas e isoladas.

Quinta-feira

SUL

A chuva atua de forma generalizada por toda região sul do país, com mais intensidade pelo oeste de Santa Catarina, Paraná e pelo norte do Rio Grande do Sul. Ainda há condições para rajadas de vento moderadas a forte no estado gaúcho e intensa atividade elétrica nas áreas afetadas. As temperaturas devem ficar altas em algumas áreas e é só pelo sul gaúcho que a sensação é de frio com temperaturas amenas.

SUDESTE

Ainda há chance para chuva por todo estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro. Ela atua de maneira fraca e isolada na parte da tarde e por isso as temperaturas ainda devem ficar elevadas. No norte de Minas Gerais e no Espírito Santo o tempo fica firme e as temperaturas também devem sofrer grande aumento. A umidade do ar ainda deve ficar baixa para toda região e deve aumentar apenas no fim do dia.

CENTRO-OESTE

A chuva se espalha por grande parte do Centro-Oeste do Brasil, com risco para temporais, trovoadas e até possibilidade para granizo no Mato Grosso do Sul. A chuva isolada acontece a qualquer hora do dia no Mato Grosso e no sul de Goiás, inclusive, alternadas por tempo firme e com sol que eleva as temperaturas.

NORDESTE

A chuva diminui novamente no Maranhão e apenas no litoral nordestino da faixa leste da região é que ainda podem ocorrer pancadas isoladas ao longo do dia. Mesmo assim o sol aparece ao longo do dia e ajuda a aumentar a sensação de calor.

NORTE

A chuva continua em grande parte da região Norte. No Tocantins a condição para chover diminui e as temperaturas sobem ainda mais. Nas outras áreas, a chuva é isolada, com trovoadas, mas sem grandes acumulados.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile