Vânia Pesarico, colaboradora da secretaria de assistencial social da cidade de Laguna Carapã, em Mato Grosso do Sul, percebeu a viabilidade de um curso que abordasse o grão e a elaboração de produtos derivados.
Vinte mulheres se reuniram para produzir diversificados pratos, entre doces, salgados e também bebidas lácteas, todos utilizando a soja como matéria-prima, e expuseram tudo durante a 15ª Festa do Pé de Soja Solteiro, mostrando a vantagem dos produtos de forma gratuita a para uma média de mil pessoas que passam pela festa.
– Aplicamos o curso a mulheres envolvidas em programas sociais do governo federal estadual e municipal. As interessadas participam gratuitamente do curso e podem aprender a consumir produtos saudáveis, transmitir esse costume para a família e amigos e ainda incrementar a rentabilidade familiar – explica Vânia.
– A atitude dessas mulheres além de levar qualidade à mesa do Sul-mato-grossense, incentiva o consumo da soja. Caso isso vire rotina também em outros Estados, será nítido o incremento da receita da agricultura e a qualidade na alimentação de quem preferir esses derivados – incentiva o consumo Almir Dalpasquale, presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja).